Uma das propostas do encontro é a criação de um fórum estadual
O Centro Estadual de Defesa dos Direitos Humanos da População em Situação de Rua e Catadores de Materiais Reciclados (CNDDH) realizou nesta quinta-feira (14) um workshop em Valadares com a participação de representantes do poder público e entidades para discutir a promoção e defesa dos direitos humanos desses dois grupos populacionais. O órgão, que atua também em outros seis municípios do Estado (Belo Horizonte, Betim, Contagem, Montes Claros, Divinópolis e Uberlândia), tem como meta o estímulo ao enfrentamento às violações, sistematização de dados e também a criação de um Fórum Estadual.
A coordenadora do CNDDH, Luísa Vitral, comenta que o workshop trabalha com casos concretos de violação de direitos e aborda as metodologias mais adequadas à resolução dos problemas. “Na nossa sede em Belo Horizonte temos registros de casos de violação dos direitos humanos e eles serão discutidos aqui. A partir das experiências compartilhadas, esperamos realizar alguns encaminhamentos que vão contribuir para a implantação de políticas públicas no Estado”, explica Vitral.
O secretário de Assistência Social, Heldo Armond, destaca que o encontro estimula as ações de proteção dos direitos e abre o diálogo com as entidades e com as próprias pessoas em situação de rua. “Esse workshop levanta um tema que interessa à Secretaria de Assistência Social porque nós trabalhamos diretamente com as pessoas que vivem em precariedade. É uma oportunidade de trabalhar com a população em situação de rua, aqui presente, o sentido do empoderamento e o desejo de sair dessa situação”, comenta.
por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social