Em requerimento enviado à Secretaria Municipal de Saúde, a vereadora Iracy de Matos (Solidariedade) questionou os motivos pelos quais a Farmácia Central vem encerrando seu atendimento às 17 horas, em vez de 18 horas. O documento ressalta ao novo secretário, empossado no início do mês de fevereiro, a importância do horário de fechamento da Farmácia Central seguir em conformidade com outros setores, que são centralizados e encerram o atendimento às 18 horas.
A vereadora relata que cidadãos atendidos às 17 horas no Rui Pimenta não conseguem retirar seus medicamentos no mesmo dia devido ao fato da Farmácia Central fechar mais cedo. “Conforme relatos que chegaram ao nosso gabinete, a população encaminha à Farmácia Central pelos diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde tem sido prejudicada pelo horário de atendimento”, explica.
FARMÁCIA CENTRAL
A Farmácia Central, ou Farmácia da Policlínica, localizada na Rua São João Nº. 228, é referência em Valadares na distribuição gratuita de medicamentos pelo SUS, e funciona de segunda à sexta-feira, de 7:30 às 16:50 horas. Há alguns anos, a Prefeitura realizou a descentralização da Farmácia Central, estruturando as Unidades de Saúde para receber e distribuir a listagem de medicamentos da Farmácia Central e do Cersam.
Porém, pessoas residentes em bairros que não possuem UBS ainda são atendidas na Farmácia Central, e algumas dessas pessoas têm sido oneradas desnecessariamente com passagens de ônibus devido ao horário de fechamento da Farmácia, às 17 horas.
por Assessoria de Imprensa e Comunicação Social – AICS