Segundo a empresa de Mineração Vale, a mesa vai solicitar a Agencia Nacional de Mineração, que diante de laudo técnico foi assegurado que em caso de rompimento a ferrovia esta plenamente segura.
Com relação ao Trem de Carga, informou que o seu curso já esta normalizado de forma geral.
Nesta quinta-feira (06) a Empresa Vale, enviou comunicado a imprensa em geral que por sua vez nesta data foi confirmado o retorno das cargas, por meio do trem conhecido como Trem de Carga, e que por sala vez, nesta data vai também solicitar a Agencia Nacional de Mineração que se seja concedido o retorno do Trem de Passageiros de forma habitual como antes.
Segundo a direção da Vale, tal decisão decorre no sentido de que “A decisão foi toma após empresa internacional de consultoria de atuação independente que eventual onda gerada pelo deslizamento do talude Norte da cava da mina Gongo Soco, não atingiria a ferrovia” Segundo assim diz o comunicado.
Na verdade o transporte de carga, por sua vez foi interrompido desde 19 de março entre Sabará e Barão de Cocais, exatamente por o trem circula na imediações da cava da mina de Gongo Soco, que por sua vez recentemente foi detectado movimentação em excesso na estrutura do talude Norte, que caso ocorresse qualquer deslizamento brusco, como assim se entendia, poderia colocar em risco a barragem de forma geral.
Todavia com relação ao transporte de passageiro, desde a data de 16 de maio em operação especial, ficou estabelecido que todos que partiram do terminal de Belo Horizonte por sua vez embarca via Ônibus custeado pela empresa Vale ate a Estação de Dois Irmão exatamente na cidade de Barão de Cocais que a partir dai segue a ,viagem via trem de passageiro.
Ao passo que em relação ao destino inverso Vitoria- Belo Horizonte, todos os passageiros vem também ate a Estação de dois Irmão na cidade de Barão de cocais e que por sua vez ao inverso são levado via ônibus, também custeado pela empresa Vale, para completar o percurso.
Foi dito que a Estrada Vitoria Minas, como assim e conhecida esta ferrovia, por sua vez percorre no total de 51 municípios, que por sua vez tem como objetivo transporta minério de ferro, aço, graus, entre outros pr5odutos, sem conta o seu serviço social que o transporte de passageiros.
Por concluir disse a Mineradora Vale que por sua vez na sua vai também usa como medida técnica o mesmo laudo a Agencia Nacional de Mineração a fim de que possa liberada também os seus três entre Belo Horizonte e Barão de Cocais, os quais servem para circulação de passageiros e turismo ferroviário.
Divulgação da Noticia- Site Gazetaminas.com da Redação de Jornalismo – Foto Reprodução Imagem Internet