Pelo que se tem conhecimento a Minerado Vale, foi multada por meio da Semad – Secretaria Estadual de Meio Ambiente no valor real de R$ 329.204,25 à Vale, face à empresa ter emitir falsos laudos ambientais por desconsiderar as recomendações das informações por meio da consultorias Potamos e Tüv-Süd, as quais foram legalmente contratadas pela Vale, para que após analise técnico atestasse quanto a segurança da barragem que todos sabem que a mesma rompeu no dia 25 de janeiro na cidade de Brumadinho que esta localizada na Grande Belo Horizonte, da qual ninguém desconhece.
Diante desta realidade por decisão do Órgão Estadual Semad, forma cancelado os Cerificados de Licença de Instalação e por sua vez a Licença de Operação referente por sua vez a licença a qual foi concedida em dezembro do anos passado, (2018) a qual tinha por finalidade o reaproveitamento de bens minerais dispostos na barragem., como assim dizia estas licenças.
Por sua vez a Secretaria Estadual de Meio Ambiente informa que a multa por sua vez foi aplicada “por elaborar ou apresentar informação, estudo, laudo ou relatório ambiental total ou parcialmente falso, engenhoso ou omisso, seja nos sistemas oficiais de controle, seja no licenciamento, na outorga ou outros”. Como assim foi dito verbalmente.
Por se trata de penalidade administrativa, fomos informados que a Minerado Vale ainda esta dentro do prazo para se defende. Todo o Órgão Estadual foi especifico em comentar que ate o presente momento nenhum protocolo de manifestação por parte da empresa até o momento. foi legalmente protocolado.
Com referencia a esta autuação, se tem noticia que a mesma é derivada da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Barragem de Brumadinho na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Realizada nesta segunda- feira (27) a ultima reunião da CPI, por sua vez estiveram presentes vários familiares de alguns dos 244 mortos no rompimento da barragem em Brumadinho. Na ocasião, eles chegaram a protestar pedindo mais atuação do Estado no caso e empunhando faixas com os nomes dos 26 desaparecidos na tragédia.
Divulgação da Noticia – Site Gazetaminas.com – Fonte divulgação na Internet – foto ReproDução Imagem na Internet