Valadares universitária: Futsal Feminino vence JUMs

Euipe foi a única representante de Valadares a participar da disputa

Quem assistiu às competições universitárias que aconteceram nos últimos dois anos em Valadares – por aqui já passaram os Jogos Jurídicos (2017), Engenharíadas (2018) e também duas edições da Copa das Atléticas nos Vales (CAV) – se surpreendeu mais uma vez: os participantes dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs), que aconteceram durante o feriadão da Semana Santa (de 17 a 21), com 1.500 alunos-atletas focados em disputas de basquete, futsal, handebol e vôlei deram um show de garra, entusiasmo e fair play.

O que se viu durante os cinco dias de competição foram jogos bem disputados e de alto nível em todas as modalidades. A única equipe valadarense na competição foi o time de futsal feminino da Univale, que fez bonito e conquistou de forma invicta a vaga para disputar a etapa regional sudeste, que será realizada em agosto deste ano em Vitória (ES) – o vencedor da próxima etapa se classifica para disputar os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Salvador, no mês de outubro.

O time de futsal feminino é formado por atletas integrantes do Projeto social “Menina com Brilho nos Olhos” – que trabalha, por meio do futsal, a formação esportiva de meninas de seis a 13 anos – e tem o apoio da Univale, Prefeitura e Filadélfia. Na grande final que aconteceu ontem (21), a equipe encarou e venceu por 4 a 2 a UFMG, campeã da competição no ano passado. A técnica da equipe valadarense Ianni dos Reis Souza falou sobre a participação da equipe na disputa.

“O evento foi muito bom! Ficamos de fora desta competição por alguns anos e pudemos voltar com o pé direito. Fomos bem, vencendo a cada jogo. Sabíamos que o jogo contra a UFMG seria difícil, mas entramos concentradas e conseguimos impor nosso ritmo. A vitória nos credenciou para disputar a fase regional sudeste da competição em agosto em Vitória”, comemorou.

Ao todo, nove equipes foram divididas em três chaves com três. O time valadarense venceu todas as adversárias. Contra a UFV Campus Floresta o placar foi de 9 a 0, contra a UFV a vitória foi por 6 a 1. Na semifinal o placar contra a UNIFEI foi mais elástico: 11 a 1.

O JUMs é realizado pela Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) com o apoio da Prefeitura Municipal e Universidade Vale do Rio Doce (UNIVALE).

Divulgação da Noticia –  Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Leonardo Morais