Valadares promoveu esta semana passada palestra gratuita sobre Brigada de Incêndio

Durante o evento on-line, os participantes serão orientados sobre a obrigatoriedade nas empresas e a Instrução Normativa nº 12 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Uma coisa é certa: todas as empresas estão sujeitas a diversos tipos de emergências, como por exemplo, os incêndios. Porém, por menor que sejam os risco de incêndios, as ações preventivas são necessárias e fundamentais.

Uma dessas medidas é a brigada de incêndio, ou seja, um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.

Pensando em orientar indústrias e empresas sobre a obrigatoriedade da brigada de incêndio e sobre a Instrução Normativa nº 12 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o SESI Valadares realizou palestra on-line na data (28) às 14h.

Durante o evento, os participantes aprenderam a avaliar os pré-requisitos que a norma exige, além de saber como formar a brigada de incêndio na empresa.

Os palestrantes foram  o Engenheiro de Segurança do Trabalho, Helbert Araújo, com mais de 7 anos de experiência na área industrial e o Técnico em Segurança do Trabalho, Farlei Felipe, que foi responsável pelo credenciamento do Centro de Treinamento do SESI, junto ao Corpo de Bombeiros.

O Engenheiro de Segurança do Trabalho, Helbert Araújo, destacou que a brigada de incêndio é importante e possui responsabilidades nas ações de prevenção nas empresas. “A brigada é responsável pela coordenação de todo o processo de evacuação da edificação em casos de incêndios e outros acidentes, além de ser responsável também pelas ações de prevenção, como a verificação das saídas de emergência, conferência dos extintores, dentre outras. Outra função é o treinamento de toda a empresa para casos de evacuação e assim, em conjunto com a CIPA, deve promover o treinamento padrão para qualquer sinal de fogo não controlado” pontuou.

Divulgação da Noticia – Site GazetaMinas.com –  Fonte  Regional Rio Doce Governador Valadares – FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais – Nério da Costa Neiva Junior