Nem a chuva atrapalhou o show de talento das crianças
Córrego dos Bernardos estava em festa nesta sexta-feira (3). Os alunos da Escola Municipal Vicente Petronilho de Oliveira apresentaram para a comunidade, que se reuniu no campinho em frente, o projeto institucional Gratidão: Memória do Coração. Os trabalhos serão desenvolvidos ao longo do ano, em sala de aula e fora dela, com abordagens sobre vida, saúde, família, escola e Deus. O que se viu, além de crianças e professores cantando, declamando e encantando, foi um show de inclusão.
Antes mesmo da apresentação em um palco cuidadosamente preparado para os espetáculos, a chuva chegou, fazendo com que cada um dos convidados procurasse um cantinho para se proteger dela. Depois de dar uma trégua e os trabalhos recomeçarem, voltou a pingar e os trabalhos foram novamente suspensos, mas a chuva foi embora rápido e o show recomeçou para não mais parar. Não faltou um agradecimento especial a Deus pela chuva, tão importante para a comunidade que sobrevive do campo.
As crianças, da Educação Infantil ao nono ano, apresentaram um dos projetos da Sala de Leitura, cujo tema é “Declamando, cantando e encantando”. E elas encantaram o público ao encenarem ao som de poemas e músicas de Vinicius de Moraes. Um dos momentos mais emocionantes foi quando os alunos que recebem educação inclusiva na escola cantaram e encenaram a música Asa Branca. O trio formado por Daniel (autismo), Ester (surdez) e Agatha (deficiências múltiplas) encheu os pais de orgulho e emocionou a plateia, assim como Isaías (síndrome de Down) que depois de cantar o louvor de abertura, registrou toda a festa com o seu celular.
Daniel que havia chorado querendo que começasse logo a apresentação, deu um show a parte. Não contente em tocar o triângulo, ao final da apresentação ele pediu o pandeiro com o qual demostrou ter também muita afinidade. Antes, para a surpresa da mãe, ele já tinha se apresentado com os alunos do 2º ao 4º ano na encenação da Arca de Noé.
A mãe de Daniel, Daiane Almeida Costa, ficou orgulhosa com o entrosamento e habilidades que o filho demonstrou. “Desde pequeno que ele gosta de instrumentos musicais, mas era bem mais fechado. Tem seis meses que estamos morando aqui e por causa da escola, está uma outra pessoa. Foi a primeira vez que ele fez uma apresentação e como estava muito agitado, achei que na “hora h” ele não fosse querer participar, mas foi perfeito!”, comemorou. Reginaldo Souza, que é monitor e pai da aluna Gabriela (quarto ano), destacou o casamento entre comunidade e escola. “Existe comunidade sem escola, mas não há escola sem comunidade. Nossa comunidade é bem atuante e está sempre pronta para auxiliar a escola e vice-versa. É esse casamento que faz com que os eventos daqui sejam maiores e melhores. Tem gente que vem de outros distritos e regiões para as festas de Córregos dos Bernado”, contou.
A diretora interina Juliana Torres Cardoso lembrou que é preciso dar graças por tudo. “A chuva é obra de Deus, então não temos como ficar nervosos e nem chateados com ela. O nosso projeto institucional deste ano envolve alunos, família e comunidade. Esse projeto vai ser executado pelos alunos e por meio dele, eles vão estreitar os laços com a família, repensar a forma de lidar com as situações e mudar certas atitudes”, explicou.
O prefeito André Merlo, que participou da festa na companhia do secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata, do vereador Nenem do Desidério e representantes de várias escolas municipais e estaduais da região, também agradeceu a Deus pela chuva, parabenizou a direção da escola, alunos e comunidade pelo projeto e falou dos investimentos em educação.
“Não está fácil administrar Valadares. Além da situação em que recebemos a Prefeitura, o governo estadual não repassou as verbas constitucionais e a dívida com o Município é de quase R$150 milhões. Uma parte deste valor vamos receber ano que vem em 30 parcelas e o restante, acho que vamos acabar perdendo. Mas enquanto o Estado diminui os investimentos em Educação nosso município tem aumentado. Distribuímos kits escolares, temos oferecido transporte e melhorado as estradas. Nós sabemos que educação, juntamente com o esporte e a cultura, são a grande saída para o desenvolvimento dos nossos jovens”, disse o prefeito, anunciando a abertura do processo de licitação para a reforma dos postos de saúde da zona rural. O primeiro a ser reformado será o do distrito do Córrego dos Bernardos.
Musicalidade
Após a apresentação dos alunos da escola, a festa continuou com o Projeto Musicalidade. O projeto é desenvolvido pela Associação de Moradores dos Córregos dos Bernardo junto com a escola e tem como objetivo valorizar os artistas locais. Entre as pratas da casa está o jornalista e cantor Washington Bonifácio. De acordo com o presidente da Associação, Antônio José de Mattos Pimenta, o projeto foi criado para realizar uma serenata para as pessoas mais idosas, mas cresceu. “Nosso intuito era atender os idosos. Íamos às casas delas com artistas regionais, levávamos sucos de frutas da época, bolos e quitutes feitos por nós e o show acontecia até às 22 horas. Depois que fizemos parceria com a escola, remodelamos o projeto. Em vez de ir às casas, passamos a realizar os shows em um dos quatro Bernardos como forma de integrar todas as comunidades”.
Divulgação da Noticia – Promoção Secretaria de Comunicação e Mobilização Social Gv – Foto Leonardo Moraes