Valadares, Avenida Tancredo Neves recebe novas espécies de árvores

As novas árvores contribuirão com a preservação da estrutura do canal

canal da Avenida Tancredo Neves, nos bairros Santa Helena e Santa Efigênia, está se renovando com um trabalho desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SMOSU). O espaço já recebeu o plantio de 70 árvores de diferentes espécies. Como o trabalho da equipe é contínuo, esse número tende a aumentar, uma vez que mais ruas receberão as intervenções.

O entorno do Centro Unificado de Esporte Lazer e Artes (CEU das Artes) recebeu 37 mudas de Ipê-roxo e Palmeira Azul. A espécie de porte arbóreo proporcionará sombreamento e conforto térmico para frequentadores do local. Na Avenida Tancredo Neves, 33 mudas de Ipê-mirim estão sendo plantadas nos taludes, a parte inclinada do terreno que fica entre a parede do canal e a rua.

De acordo com Rafael Teixeira Coelho, engenheiro agrônomo do Departamento de Limpeza Urbana, há benefícios das novas mudas em relação às árvores antigas. “As vantagens estão no porte menor que essas espécies podem alcançar. As outras foram suprimidas por solicitação do Departamento de Obras, que alertou sobre os danos de suas raízes na estrutura do canal”, explica.

Rafael destaca que o trabalho de plantio continua nos taludes da Avenida Tancredo Neves sempre que o espaço disponível comportar o crescimento da muda sem causar conflitos futuros. A via está sendo preparada para receber mais duas espécies: Bougainville e Jasmim-manga. “O importante é que sejam plantadas as árvores certas nos lugares certos. Esse trabalho, além preservar a estrutura do canal, contribui muito com o meio ambiente”, disse.

Divulgaçao da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV –