Além de ter uma subestação, Valadares está entre as 14 cidades com canteiro de obras da empresa
O prefeito André Merlo se reuniu, na tarde desta quarta-feira (23), com representantes da Transmissora Paraíso de Energia S.A. (TPE) que vai construir uma subestação de energia elétrica em Governador Valadares. A escolha da cidade foi feita pela ANEEL com base em estudos que, além da localização geográfica, apontaram fatores como PIB e projeção de crescimento do Município. O empreendimento está orçado em R$ 1,16 bilhão, deve durar 21 meses, e gerar 1.529 empregos na fase de instalação e 80 na operação.
O objetivo do empreendimento é aumentar a capacidade de transmissão de energia na interligação Nordeste-Sudeste, devido ao crescimento da geração eólica no Nordeste; escoamento dos atuais e futuros empreendimentos eólicos previstos para o Nordeste; linhas de interligação regional e atendimento aos consumidores na região Sul/Sudoeste da Bahia e Nordeste de Minas Gerais. Essa linha vai alimentar o Sistema Nacional de Energia.
Segundo os representantes da TPE, Artur Willcox dos Santos e Marcelo Renert, a subestação (final de linha) ficará nas proximidades do Hospital Regional que está em construção na BR-116. “O governo tem uma demanda de geração de energia no Nordeste e a empresa está trazendo essa energia para ser usada no Noroeste de Minas e futuramente no Espírito Santo”, explicou Renert.
O prefeito André Merlo, que recebeu os representantes da empresa ao lado do coordenador de Relações Institucionais da Prefeitura, Tony Diniz, e do secretário ajunto de Governo, Robson Campos, garantiu total apoio ao empreendimento que terá canteiro de obras em 14 cidades, entre elas Valadares, Teófilo Otoni, Campanário e Frei Inocêncio em Minas Gerais, e também Planalto e Poções na Bahia.
Os representantes da TPE entregaram ao prefeito um ofício de início das obras, já em andamento. As etapas de implantação consistem em topografia, supressão de vegetação, escavação, fundação e concretagem, montagem eletromecânica, lançamento de cabos.
TPE
A TPE é a maior empresa privada 100% nacional de transmissão de energia, com 7.021 km de linhas – 4.750 km em operação e 2.271 km em implantação; e de geração de energia com eólicas e hidrelétricas: 550,0 MW em operação e 137,0 MW em implantação.
É a concessionária de transmissão de energia elétrica criada para implantar e operar o Lote 2 do Leilão da ANEEL, que consiste no projeto da LT 500 KV Poções III – Padre Paraíso 2 –Governador Valadares 6/ C1 e instalações associadas, licitado em outubro de 2016.
Divulgação da Noticia – Secretaria de Comunicação e Mobilidade Social GV – Foto Divulgação do Evento