Análise de vínculos em quebras financeiras e telefônicas para combater crimes de alta complexidade. Esse é um dos viés das atividades da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), no exercício das funções de polícia judiciária, cujo assunto foi tema de um curso de capacitação ministrado pela PCMG aos policiais civis atuantes na Força Nacional.
Com o objetivo de expandir o conhecimento das atividades do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro da PCMG, onde o trabalho de análise de vínculos também é realizado, policiais civis mineiros estiveram, de 24 a 26 de maio, na academia da Força Nacional.
Delegadores, Investigadores e Escrivão, cedidos pelas Polícias Civis das respectivas federações, tiveram a oportunidade de aprender a manusear o sistema I2, no software Anslyst’s Notebook, relacionado a área de análise de vínculos. Os participantes saíram aptos a combater o crime organizado em diversos locais do Brasil.
O curso “Análise de Vínculos de dados financeiros e telefônicos no sistema I2” foi ministrado pelos Investigadores Wilton Valadas Junior, do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro, e Thiago Setúbal, mobilizado na Força Nacional e lotado na Delegacia de Polícia Civil em Unaí.
Wilton agradece o apoio da PCMG que viabilizou a capacitação. “É um trabalho de ponta, que estamos expandindo para todas as Polícias Civis. Trata-se de uma soma de esforços, tudo organizado pela Chefia da PCMG e pela Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP)”, garante. “Graças à PCMG tivemos a oportunidade de enaltecer o nosso trabalho em nível nacional, exportando conhecimento e colaborando para potenciar as investigações em outras localidades”, completa.
Capacitação na PCMG
Em Minas Gerais, os policiais civis atuantes em todos os Departamentos de Polícia Civil do estado vem se capacitando na análise de vínculos financeiros e telefônicos. Até o momento, cerca de 1.500 policiais foram capacitados. Os cursos são regulares e ministrados pela Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol).
Atualmente, Delegados, Investigadores e Escrivães da na PCMG também estão habilitados a usar a análise de vínculos em quebras financeiras e telefônicas para combater crimes de alta complexidade.
Divulgação da Noticia – Fonte ASCOM-PCMG – Foto Reprodução da Imagem Internet ASCOM PCMG