No ano passado, a legislatura estadual destinou US$ 4 bilhões para esforços de segurança na região e Abbott lançou a Operação Lone Star, além de começar a construir seu próprio muro.
O governador do Texas, Greg Abbott, está lançando o Centro Conjunto de Operações de Segurança de Fronteiras para supervisionar um esforço de 15 agências que visa impedir a imigração ilegal financiada pelos contribuintes do estado.
De acordo com o governador, o Texas compartilha a maior fronteira com o México e está carregando o peso do aumento da imigração ilegal.
No ano passado, a legislatura estadual destinou US$ 4 bilhões para esforços de segurança na região e Abbott lançou a Operação Lone Star, além de começar a construir seu próprio muro.
O centro de comando, que supervisionará esses esforços em uma escala maior, foi lançado na sexta-feira, dia 20, em antecipação a uma onda de imigrantes que deve inundar a fronteira sul nesta segunda-feira. Isso porque o Centro de Controle de Doenças (CDC, sigla em inglês) marcou segunda-feira como o dia para suspender o Título 42, a regra de saúde pública que permite que agentes federais deportem rapidamente imigrantes indocumentados.
No entanto, também na sexta-feira, um juiz federal suspendeu o plano do governo, mantendo o Título 42 em vigor.
“Outro tribunal federal anunciou que o presidente Biden está ignorando a lei federal ao manter suas políticas de fronteira aberta”, disse Abbott após a decisão de sexta-feira. “Centenas de milhares de imigrantes permanecem em nossa fronteira sul, prontos para invadir o Texas”, acrescentou.
Ele afirmou que “o Texas continuará utilizando todos os recursos e estratégias disponíveis para evitar a imigração ilegal em massa, incluindo a implantação de recursos do Departamento de Segurança Pública e da Guarda Nacional, a parceria com os governadores mexicanos ao longo da fronteira e a ativação do Centro Conjunto de Operações de Segurança de Fronteiras.
Divulgação da Noticia – Site BrazilianTimes.com – Fonte Redação – Foto Reprodução Imagem Internet