quinta-feira, J setembro, 2023
  • Quem Somos
  • Contatos
  • Webmail
Gazeta Minas
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral
No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral
No Result
View All Result
Gazeta Minas
No Result
View All Result

Temperatura em SP atinge 2,4°C na madrugada desta sexta, diz CGE. Outras capitais registram dia mais frio do ano.

José Ribamar por José Ribamar
10 de junho de 2016
in Destaques, Últimas
0
Temperatura em SP atinge 2,4°C na madrugada desta sexta, diz CGE. Outras capitais registram dia mais frio do ano.
CompartilharTwittarCompartilhar

Esta foi a madrugada mais fria do ano, segundo Inmet.
Frio pode bater novos recordes até segunda-feira (13).

A rede de estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou frio de 2,4°C no bairro de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, e de 3,3°C em São Mateus, na Zona Leste, na madrugada desta sexta-feira (10).

A temperatura mínima registrada na estação do Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi de 5,5°C. Foi a madrugada mais fria de 2016.

O recorde do ano havia ocorrido na quinta-feira (9), quando os paulistanos enfrentaram 8,9ºC. A cidade não registrava temperaturas mínimas tão baixas para um mês de junho desde 2011, quando a mínima foi de 6,1ºC.

A média da temperatura na região metropolitana nesta sexta foi de 5ºC, de acordo com o CGE. Apesar do frio, o tempo segue estável, sem previsão de chuva.

Outros bairros gelados, com 5°C de frio, foram Capela do Socorro, na Zona Sul; Butantã, na Zona Oeste; Pirituba, Norte; Itaquera, Leste; e Mauá e São Bernardo do Campo, no ABC.

Bairros que registraram frio de 6°C foram: Cidade Ademar, M’Boi Mirim, Jabaquara e Ipiranga, na Zona Sul; Santana do Parnaíba, Perus, Freguesia do Ó e Vila Maria, na Zona Norte; e São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Vila Formosa e Vila Prudente, na Zona Leste.

Previsão do tempo
A atuação de uma grande e forte massa de ar frio de origem polar e noite de pouca ou nenhuma nebulosidade vão facilitar a acelerada queda da temperatura. Novos recordes de temperatura mínima serão observados até a próxima segunda (13).

Há potencial para formação de nevoeiro nas áreas de baixada e nos bairros mais afastados. Em áreas menos urbanizadas poderão ocorrer formação de geada.

Pedestres enfrentam frio na região da Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) mostrou que o frio chegou a 2,6°C na madrugada no bairro de Parelheiros, no extremo sul da cidade (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)
Pedestres enfrentam frio na região da Vila Olímpia, na Zona Sul de São Paulo, na manhã desta sexta (Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo)

Rio tem madrugada mais fria do ano: 11,3°C

Segundo a Alerta Rio, recorde anterior era de 13,7°C.
Ressaca pode levar ondas de até 3.5 metros ao litoral.

A madrugada desta sexta-feira (10) registrou a temperatura mínima de 11,3°C, no Alto da Boa Vista, no dia mais frio do ano no Rio. Outras capitais do país também sofreram com baixas temperaturas.

De acordo com a rede Alerta Rio, a última madrugada mais fria foi registrada na cidade em dia 2 de maio: 13,7°C, com medição realizada também no Alto.

A sexta-feira tem previsão de céu parcialmente nublado e nublado, sem chuva, com ventos de intensidade fraca a moderada. As temperaturas continuarão amenas, com máxima prevista de de 23°C.

O frio deve permanecer no Rio no fim de semana. No sábado (11), a temperatura máxima prevista é de 24°C, e a mínina, de 13°C. No domingo (12), temperatura deve variar entre 12°C e 24°C, segundo o Alerta Rio.

Na Região Serrana do Rio de Janeiro, os termômetros chegavam abaixo de 10°C. Em Petrópolis, a temperatura era de 9°C na manhã desta sexta. Em Ipaipava, a temperatura era de 6°C, por volta das 9h50, segundo o Climatempo.

Ondas fortes na Praia do Leblon, na Zona Sul do Rio. Centro de Hidrografia da Marinha prevê ondas de até 3.5 metros neste fim de semana (Foto: Gabriel Barreira / G1)
Ondas fortes na Praia do Leblon, na Zona Sul do Rio. Centro de Hidrografia da Marinha prevê ondas de até 3.5 metros neste fim de semana (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Ressaca
A frente fria também trouxe ressaca. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, até domingo (12) as ondas podem chegar a 3.5 metros.

Entre as recomendações, estão: evitar o banho de mar em áreas de ressaca; evitar esportes no mar; não permanecer em mirantes em locais próximos ao mar; seguir orientações dos bombeiros; evitar navegar; evitar trafegar de bicicleta caso as ondas estejam atingindo a ciclovia; não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente (neste caso, a orientação é acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193).

Temperatura ficou abaixo dos 12°C (Foto: Reprodução/Globo)
De acordo com a Marinha, ondas de até 3.5 metros podem atingir o litoral (Foto: Reprodução/Globo)
De acordo com a Marinha, ondas de até 3.5 metros podem atingir o litoral (Foto: Reprodução/Globo)
Capturar182
                      Ressaca do mar na Praia do Leblon, Zona Sul do Rio (Foto: Gabriel Barreira / G1)

Paraná
Curitiba amanheceu com 0,1ºC nesta sexta. Foi a madrugada mais gelada do ano, segundo o Sistema Meteorológico Simepar. A máxima na capital ficará em torno de 13ºC. A expectativa é que a capital registre temperatura negativa no domingo (12). No estado, a menor temperatura ocorreu em General Carneiro, -4,5ºC. O frio deve começar a dar trégua na segunda-feira (13).

Geada intensa foi registrada nesta sexta-feira, na capital (Foto: Edi Carlos / RPC)
Geada intensa foi registrada nesta sexta-feira, em Curitiba (Foto: Edi Carlos / RPC)

Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 5,2ºC. Segundo a Somar Meteorologia, entretanto, o dia mais frio foi do ano na capital gaúcha foi quinta-feira (9), com 3,8ºC. No estado, a menor temperatura da madrugada desta sexta-feira ocorreu em Serafina Corrêa, no Norte do estado, onde os termômetros marcaram -2,9°C. A chegada da chuva segura um pouco a queda da temperatura, mas a umidade deve elevar a sensação de frio.

Porto Alegre teve mínima de 5,2°C nesta sexta (Foto: RBS TV/ Reprodução)
Porto Alegre teve mínima de 5,2°C nesta sexta (Foto: RBS TV/ Reprodução)

Santa Catarina
Em Florianópolis, a madrugada foi a mais fria do ano, com os termômetros marcando 2,3ºC. A temperatura é a mais fria para o mês de junho desde 1994. No estado, o recorde de baixa foi registrado em Urupema, cidade da Serra, que teve -7,2ºC. Outras 41 cidades também tiveram temperaturas negativas. Segundo a Central de Meteorologia da RBS, a sexta deve ter predomínio de nuvens em todas as regiões. Há expectativa de neve nas áreas altas da Serra, entre a noite desta sexta e a madrugada de sábado, e de geadas em todo o estado até segunda-feira (13).

Frio também é intenso em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis (Foto: Leandro Puchalski/RBS TV)
Frio também é intenso em Rancho Queimado, na Grande Florianópolis (Foto: Leandro Puchalski/RBS TV)

Termômetros devem marcar até 11ºC em BH e Defesa Civil emite alerta

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) afirmou que a baixa temperatura deve se manter pelo menos até terça-feira

Jair Amaral/EM/D.A Press
Nesta sexta-feira, a mínima na capital mineira chegou a 14ºC (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)

Moradores da capital mineira e de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte podem retirar os agasalhos do armário. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a queda brusca de temperatura nos próximos quatro dias. Em BH, os termômetros podem atingir 11ºC ao amanhecer. Com a presença dos ventos, a sensação térmica será ainda mais baixa. Em alguns municípios mineiros o frio já chegou intenso. Os termômetros em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Sul de Minas, marcaram -1,4 grau na madrugada desta sexta-feira, a menor temperatura registrada no estado em 2016.

Se as previsões se confirmarem, a capital mineira poder bater sua menor temperatura do ano até terça-feira. O dia mais frio deste ano em BH foi 2 de maio, com 11,5 graus de temperatura. Nesta sexta-feira a mínima na capital mineira foi 14 graus e a máxima não deve passar dos 24.

Por causa da baixa temperatura, a Comdec recomenda não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, pois a mesma desidrata a pele, pessoas com pele muito ressecada devem fazer uso de hidratante, realizar atividades físicas agasalhado(a) e nos horários mais recomendados (manhã até as 10h e à tarde a partir das 16h), Não deixar de ingerir líquidos. Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, manter janelas abertas para ventilação.

Geada em Monte Verde

Moradores e turistas presenciaram geada nessa sexta-feira em Monte Verde. O distrito de Camanducaia teve a menor temperatura do ano no Estado. Na quinta-feira, o frio no povoado chegou a -0,7 grau e houve geada. Conforme o PUC Minas TempoClima, de 2006 até hoje, a menor temperatura em Minas Gerais foi -3,6 graus, também em Monte Verde, em 5 de agosto de 2006. Outra cidade com temperatura baixa hoje foi Maria da Fé, também no Sul do estado, com 1,8 graus.

 

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECENTES

Google e Facebook devem retirar anúncios falsos sobre o Desenrola

Google e Facebook devem retirar anúncios falsos sobre o Desenrola

Enem oferece atendimento especializado a mais de 35 mil candidatos

Enem: estudantes podem pedir isenção de taxa a partir desta segunda

Lula confirma Aloizio Mercadante como presidente BNDES

Chanceler russo diz que há interesse em acabar rapidamente com guerra

Supremo aprova revisão de toda vida de aposentadorias

STF começa a julgar se aceita denúncias por atos antidemocráticos

Internet Word Multimidia LTDA

Agência de Notícias

CNPJ: 34.732.598/0001-26
Av. Sete Lagoas 226 – Santa Rita
CEP 35040-490
Governador Valadares – MG

Contatos

Telefone: 33 99818-0018
E-mail: gazetaminasnews@gmail.com
MTE: MG-17927

gazetaminas.com
Site de Notícias

 

  • Quem Somos
  • Contatos
  • Webmail

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas