Esta foi a madrugada mais fria do ano, segundo Inmet.
Frio pode bater novos recordes até segunda-feira (13).
A rede de estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou frio de 2,4°C no bairro de Parelheiros, no extremo sul de São Paulo, e de 3,3°C em São Mateus, na Zona Leste, na madrugada desta sexta-feira (10).
A temperatura mínima registrada na estação do Mirante de Santana, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi de 5,5°C. Foi a madrugada mais fria de 2016.
O recorde do ano havia ocorrido na quinta-feira (9), quando os paulistanos enfrentaram 8,9ºC. A cidade não registrava temperaturas mínimas tão baixas para um mês de junho desde 2011, quando a mínima foi de 6,1ºC.
A média da temperatura na região metropolitana nesta sexta foi de 5ºC, de acordo com o CGE. Apesar do frio, o tempo segue estável, sem previsão de chuva.
Outros bairros gelados, com 5°C de frio, foram Capela do Socorro, na Zona Sul; Butantã, na Zona Oeste; Pirituba, Norte; Itaquera, Leste; e Mauá e São Bernardo do Campo, no ABC.
Bairros que registraram frio de 6°C foram: Cidade Ademar, M’Boi Mirim, Jabaquara e Ipiranga, na Zona Sul; Santana do Parnaíba, Perus, Freguesia do Ó e Vila Maria, na Zona Norte; e São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Vila Formosa e Vila Prudente, na Zona Leste.
Previsão do tempo
A atuação de uma grande e forte massa de ar frio de origem polar e noite de pouca ou nenhuma nebulosidade vão facilitar a acelerada queda da temperatura. Novos recordes de temperatura mínima serão observados até a próxima segunda (13).
Há potencial para formação de nevoeiro nas áreas de baixada e nos bairros mais afastados. Em áreas menos urbanizadas poderão ocorrer formação de geada.

Rio tem madrugada mais fria do ano: 11,3°C
Segundo a Alerta Rio, recorde anterior era de 13,7°C.
Ressaca pode levar ondas de até 3.5 metros ao litoral.
A madrugada desta sexta-feira (10) registrou a temperatura mínima de 11,3°C, no Alto da Boa Vista, no dia mais frio do ano no Rio. Outras capitais do país também sofreram com baixas temperaturas.
De acordo com a rede Alerta Rio, a última madrugada mais fria foi registrada na cidade em dia 2 de maio: 13,7°C, com medição realizada também no Alto.
A sexta-feira tem previsão de céu parcialmente nublado e nublado, sem chuva, com ventos de intensidade fraca a moderada. As temperaturas continuarão amenas, com máxima prevista de de 23°C.
O frio deve permanecer no Rio no fim de semana. No sábado (11), a temperatura máxima prevista é de 24°C, e a mínina, de 13°C. No domingo (12), temperatura deve variar entre 12°C e 24°C, segundo o Alerta Rio.
Na Região Serrana do Rio de Janeiro, os termômetros chegavam abaixo de 10°C. Em Petrópolis, a temperatura era de 9°C na manhã desta sexta. Em Ipaipava, a temperatura era de 6°C, por volta das 9h50, segundo o Climatempo.

Ressaca
A frente fria também trouxe ressaca. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, até domingo (12) as ondas podem chegar a 3.5 metros.
Entre as recomendações, estão: evitar o banho de mar em áreas de ressaca; evitar esportes no mar; não permanecer em mirantes em locais próximos ao mar; seguir orientações dos bombeiros; evitar navegar; evitar trafegar de bicicleta caso as ondas estejam atingindo a ciclovia; não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente (neste caso, a orientação é acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193).

Paraná
Curitiba amanheceu com 0,1ºC nesta sexta. Foi a madrugada mais gelada do ano, segundo o Sistema Meteorológico Simepar. A máxima na capital ficará em torno de 13ºC. A expectativa é que a capital registre temperatura negativa no domingo (12). No estado, a menor temperatura ocorreu em General Carneiro, -4,5ºC. O frio deve começar a dar trégua na segunda-feira (13).

Rio Grande do Sul
Em Porto Alegre, os termômetros marcaram 5,2ºC. Segundo a Somar Meteorologia, entretanto, o dia mais frio foi do ano na capital gaúcha foi quinta-feira (9), com 3,8ºC. No estado, a menor temperatura da madrugada desta sexta-feira ocorreu em Serafina Corrêa, no Norte do estado, onde os termômetros marcaram -2,9°C. A chegada da chuva segura um pouco a queda da temperatura, mas a umidade deve elevar a sensação de frio.

Santa Catarina
Em Florianópolis, a madrugada foi a mais fria do ano, com os termômetros marcando 2,3ºC. A temperatura é a mais fria para o mês de junho desde 1994. No estado, o recorde de baixa foi registrado em Urupema, cidade da Serra, que teve -7,2ºC. Outras 41 cidades também tiveram temperaturas negativas. Segundo a Central de Meteorologia da RBS, a sexta deve ter predomínio de nuvens em todas as regiões. Há expectativa de neve nas áreas altas da Serra, entre a noite desta sexta e a madrugada de sábado, e de geadas em todo o estado até segunda-feira (13).

Termômetros devem marcar até 11ºC em BH e Defesa Civil emite alerta
A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) afirmou que a baixa temperatura deve se manter pelo menos até terça-feira

Moradores da capital mineira e de cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte podem retirar os agasalhos do armário. A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu um alerta para a queda brusca de temperatura nos próximos quatro dias. Em BH, os termômetros podem atingir 11ºC ao amanhecer. Com a presença dos ventos, a sensação térmica será ainda mais baixa. Em alguns municípios mineiros o frio já chegou intenso. Os termômetros em Monte Verde, distrito de Camanducaia, Sul de Minas, marcaram -1,4 grau na madrugada desta sexta-feira, a menor temperatura registrada no estado em 2016.
Se as previsões se confirmarem, a capital mineira poder bater sua menor temperatura do ano até terça-feira. O dia mais frio deste ano em BH foi 2 de maio, com 11,5 graus de temperatura. Nesta sexta-feira a mínima na capital mineira foi 14 graus e a máxima não deve passar dos 24.
Por causa da baixa temperatura, a Comdec recomenda não ficar muito tempo no banho, sob água muito quente, pois a mesma desidrata a pele, pessoas com pele muito ressecada devem fazer uso de hidratante, realizar atividades físicas agasalhado(a) e nos horários mais recomendados (manhã até as 10h e à tarde a partir das 16h), Não deixar de ingerir líquidos. Em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, manter janelas abertas para ventilação.
Geada em Monte Verde
Moradores e turistas presenciaram geada nessa sexta-feira em Monte Verde. O distrito de Camanducaia teve a menor temperatura do ano no Estado. Na quinta-feira, o frio no povoado chegou a -0,7 grau e houve geada. Conforme o PUC Minas TempoClima, de 2006 até hoje, a menor temperatura em Minas Gerais foi -3,6 graus, também em Monte Verde, em 5 de agosto de 2006. Outra cidade com temperatura baixa hoje foi Maria da Fé, também no Sul do estado, com 1,8 graus.