A presidência da República confirmou a agenda do presidente Michel Temer (PMDB), nesta quinta-feira, para a solenidade de inauguração do Hospital do Câncer da Amazônia, em Porto Velho.
A assessoria de imprensa da Presidência ainda não confirmou a equipe ministerial que vai acompanhar o peemedebista.
Temer deve desembarcar por volta das às 8 horas na Base Aérea de Porto Velho e de lá seguirá para o Hospital de Câncer da Amazônia, na BR-364, sentido Candeias do Jamari.
projeto de construção do Hospital de Câncer da Amazônia nasceu da ideia de ampliar o serviço que a filial de Barretos oferece à população rondoniense. “Usamos hoje uma estrutura dentro do Hospital do Estado. Não faz sentido empregarmos mais recursos próprios em um local que não é nosso”, afirma o diretor geral do Hospital de Câncer Henrique Prata.
Hoje, parte da população da Região Norte ainda viaja até Barretos para receber o tratamento. Com o novo Hospital, todos esses pacientes vão ficar em Porto Velho.
O terreno tem cerca de 70 mil metros quadrados. Na primeira etapa do projeto serão 15 mil metros quadrados de área construída e dois mil metros quadrados reservados especificamente para indígenas. “Nesse espaço, eles poderão continuar com seus hábitos, cultura e alimentação”, comenta Henrique Prata. Esta primeira fase do projeto tem custo estimado de R$ 45 milhões a obra e mais R$ 30 milhões em equipamentos.
A nova unidade vai contar com quimioterapia, radioterapia, pesquisa, banco de tumores, emergência, radiologia com duas salas de raios-X, três aparelhos de ultrassom, uma ressonância magnética, um mamógrafo e um para tomografia. Além disso, o Hospital de Câncer da Amazônia terá também laboratório de análises clínicas com seis salas de coleta e duas salas de exames, ambulatório com 20 consultórios, centro cirúrgico com quatro salas cirúrgicas, internação geral com 24 leitos, pediátrica com 16 leitos, indígena com 20 leitos e unidade de terapia intensiva (UTI) com oito leitos.
A expectativa é de que em dois anos o projeto seja uma realidade e mais pacientes de toda a região sejam beneficiados graças à solidariedade do povo de Rondônia e de todo o Brasil.
Dados Atuais do Hospital de Câncer – Porto Velho
Atualmente, a instituição possui 4.500 pacientes cadastrados, vindos principalmente de Rondônia, Amazonas, Acre, Minas Gerais, Amapá, Mato Grosso e Povos Indígenas. São 140 funcionários cuidando de cada detalhe para conseguir cumprir a meta de 300 atendimentos ao dia, sob cuidados de uma equipe médica composta por 24 médicos.