Telemetria usada pelo SAAE aumenta qualidade e otimiza serviços

O sistema permite o acompanhamento dos reservatórios em tempo real e atuação rápida das equipes para evitar o desabastecimento

Você sabia que o SAAE de Governador Valadares faz o monitoramento e operação dos sistemas de reservação, bombeamento e ETA’S da cidade por Telemetria?  Ela é utilizada para realizar a operação automática de bombas, acompanhamento de nível de reservatórios, acionamento de equipamentos e válvulas, monitoramento de pressão em redes de recalque, falta de energia em estações e tempo de funcionamento de motobombas.

A comunicação dos sistemas de telemetria é feita via rádio frequência. E isso permite que tudo o que acontece em suas instalações seja acompanhado em tempo real, trazendo benefícios que permitem, por exemplo, prever em quanto tempo um reservatório vai esvaziar, permitindo assim que as equipes atuem rápido para evitar o desabastecimento de alguma região.

O SAAE tem 35 pontos de telemetria instalados na cidade e um Centro de Controle e Operações (CCO) localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central para monitoramento das estações em funcionamento. Atualmente o SAAE está monitorando a ETA do Vila Isa, 14 reservatórios, sete Booster’s (bombas) e 13 estações elevatórias no perímetro urbano da cidade.

O sistema também conta com telas das estações desenhadas em 3D, possibilitando ao operador uma melhor identificação dos volumes de reservação de água e o funcionamento das bombas, aumentando ainda mais o volume de informações visualizadas e agilizando na atuação das equipes de manutenção do SAAE contra possíveis falhas, vazamentos e outros problemas que possam aparecer em cada estação monitorada.

“Através desse sistema podemos visualizar os níveis dos reservatórios, vazão e pressão das redes, ligar ou desligar motores, abrir e fechar válvulas, e também monitorar as diversas variáveis elétricas como: tensão (V), corrente (A), fator de potência (COS), temperaturas e índices de chuva”, informou o engenheiro mecânico da gerência de manutenção eletromecânica, Ricardo Cristiano Azevedo.

A comunicação do sistema é realizada em tempo real através de rádios modem e linha privativa, podendo ser visualizado em qualquer lugar do mundo através da Internet, trazendo agilidade aos gestores do SAAE na tomada de decisões evitando falta de água prologada e desabastecimento da população valadarense.

A previsão é que o sistema seja ampliado ainda esse ano para o restante das estações da cidade, afim de monitorar 100% das ETA’s, reservatórios, booster’s e elevatórias, trazendo ainda mais qualidade no abastecimento da população.

“É determinação do prefeito André Merlo e vice David Barroso que o SAAE ofereça um serviço de qualidade, com excelência aos nossos usuários e estamos empenhados nisso”, enfatizou o diretor do SAAE, Walter de Albuquerque.

Divulgação daNoticia – Site GAzetaMinas.com – Fonte Secom PMGV – Foto Reprodução Imagem Internet – Secom PMGV