Sirius inaugura 1ª estação de pesquisa de luz síncrotron

O Projeto Sirius, em Campinas (SP), é o maior investimento já realizado em ciência e pesquisa no Brasil e deve funcionar integralmente em 2020."

Jair Bolsonaro participa da cerimônia de abertura

Neste momento, ocorreu a cerimônia de abertura da primeira linha de luz síncrotron no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais.Sirius, o maior laboratório de luz síncrotron brasileira, é a mais complexa infraestrutura de pesquisa já construída no país. Essa máquina funciona como um grande microscópio que – ao revelar a estrutura molecular, atômica e eletrônica dos mais diversos materiais – permite pesquisas em praticamente qualquer área do conhecimento, com potencial de resolver grandes problemas da atualidade.

Sirius é composto por um conjunto de aceleradores de elétrons, por estações experimentais, chamadas de linhas de luz, e por um prédio que abriga todo esse complexo.

O presidente Jair Bolsonaro participa da cerimônia em Campinas (SP).

Divulgaçao da Noticia – Site AgenciaBrasil.EBC.com.br – Edição: Liliane Farias –  Agência Brasil – Brasília – Foto Reproduçao Imagem Internet – Rovena Rosa -Agencia Brasil