Hemodiálise para pacientes graves agora é realizado no Hospital Municipal Valadares

A partir desta sexta-feira (8) pacientes internados no Hospital Municipal (HM) e que apresentarem insuficiência renal aguda vão poder contar com o serviço de Hemodiálise. Antes em casos menos complexos, era realizada a Diálise Peritonial e os casos mais graves encaminhados ao Hospital Samaritano ou Nossa Senhora das Graças. Situação que interferia diretamente no quadro clínico do paciente.

O início deste atendimento representa muito para os pacientes e é resultado do compromisso e empenho do Prefeito André Merlo por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para melhorar cada vez mais a saúde no município.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Enes Cândido, a máquina de hemodiálise e máquina de osmose reversa, que filtra toda a água usada no procedimento, foram adquiridas em 2013 por meio de uma verba do PROHOSP. “Participei do processo de compra e agora estou aqui enquanto secretário para presenciar a máquina em funcionamento. Como gestor me sinto muito feliz de ver as coisas se encaminhando e mais ainda de poder ver a melhora no prognóstico dos pacientes”, ressaltou ele.

Segundo o médico nefrologista Samuel Rodrigues de Faria, a máquina vai ajudar e muito em todo atendimento aos pacientes que agora não vão precisar ser transferidos para passar pelo processo. “Geralmente 30% dos pacientes em estado grave evoluem para a insuficiência renal aguda. Destes, metade precisam de suporte de vida de hemodiálise e com este serviço aqui poderemos dar aos nossos pacientes um atendimento cada vez mais humanizado e evitar que ele seja exposto aos riscos durante as transferências,” avaliou ele.

Divulgação – Pela  Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV