O evento tem o objetivo de facilitar o acesso dos beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida e outros serviços
Os moradores do Residencial Sertão do Rio Doce I tiveram, ontem (25), uma tarde especial. Foi realizado no salão de festas do residencial o Dia D do Trabalho Social na Habitação. Durante o evento é oferecido de forma gratuita os serviços de corte de cabelo, aferição de pressão e glicose, auriculoterapia, atividades físicas e dança, cursos, cadastro no banco de empregos/jovem aprendiz, além de serviços sociais. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) em parceria com as secretarias de Saúde; Desenvolvimento; Assistência Social; Cultura, Esporte, Lazer e Juventude; SAAE e Instituto Embeleze.
O evento tem como objetivo facilitar o acesso dos beneficiários do programa Minha Casa Minha Vida aos serviços públicos de saúde, assistência social, lazer e inclusão no mercado de trabalho. De acordo com uma das idealizadoras do evento, a psicóloga Jucilei Pinheiro, este é o terceiro residencial a receber o evento. “Como tivemos um ótimo retorno dos moradores do Residencial Serra Lima e do Sertão do Rio Doce, resolvemos realizar esse evento em todos os residenciais. No primeiro evento teve até uma funcionária da Caixa anunciando uma vaga e no mesmo dia havia uma senhora que se cadastrou no Banco de Empregos e foi selecionada para ocupar a vaga. Também conseguimos que o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) passasse atender semanalmente no Residencial Serra Lima”, disse.
A diretora do Departamento de Habitação da Seplan, Simone Magalhães, conta que o evento é uma ação do Programa Pós Morar. “Esse evento é mais uma ação do Pós Morar, que vem a ser a parte social do Programa Minha Casa Minha Vida. O Pós Morar é uma exigência da Caixa, mas que só foi implementada nesta gestão. Por meio de uma equipe formada por psicólogas e assistentes sociais realiza um trabalho com os moradores a fim de ajudá-los a se adaptar a nova realidade. Afinal, no residencial há pessoas que vem de realidades sociais diferentes. Isso nem sempre é fácil. O Pós Morar realiza um trabalho voltado para os eixos do meio ambiente, mobilização, gestão condominial, capacitação e geração de renda”, explicou.
A atendente do Banco de Empregos, Ana Júlia Godinho Campos Lobo, contou que várias pessoas que se cadastraram nos eventos anteriores já conseguiram emprego. “Acho que o Banco de Empregos foi uma ideia ótima e esse evento tem sido muito bacana porque quando a pessoa está desempregada, às vezes fica difícil até de ir ao Centro e promovendo esses eventos estamos indo até essas pessoas, o que facilita para elas”, enfatizou.
Maria Aparecida Rocha contou que o evento foi o assunto da semana no residencial. “Passamos a semana falando desse evento perguntando para o vizinho se viria. Está todo mundo satisfeito. Eu achei ótimo! Estou sem trabalho porque tenho que cuidar da minha mãe, então fica difícil sair de casa, agora vou aproveitar para fazer as unhas”, brincou.
Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – foto reproduçao Imagem Internet