As ações acontecem em pontos estratégicos durante os dias 18 a 25 de setembro
Com a temática “No trânsito, o sentido é a vida”, a Semana Nacional do Trânsito, realizada entre os dias 18 e 25 de setembro, levanta o debate sobre a segurança e os altos índices de acidentes. A Prefeitura de Valadares e parceiros deram início na manhã de hoje (18) à programação com a atividade “Travessia Segura”, no cruzamento das ruas Marechal Floriano e Belo Horizonte, com faixas, cartazes, placas de “pare e siga”, panfletos e muita informação.
Pedestres, ciclistas e motoristas foram abordados e orientados sobre a importância de se respeitar a sinalização e adotar comportamentos preventivos. “Nem todas as pessoas são condutores, mas todos em algum momento são pedestres. Então é muito importante que a comunidade entenda que nós somos o trânsito”, ressaltou o tenente da Polícia Militar, Helvécio Felipe.
O estudante do 9° período de medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Leonardo Castro, participou pela primeira vez e aprovou a iniciativa. “Acredito que levar informação de forma mais lúdica fixa mais na cabeça das pessoas e aqui estamos mostrando na prática como medidas simples podem evitar acidentes e vítimas”, disse.
O casal Mariângela Macedo e Marcos Macedo são de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, obedeceram a sinalização e atravessaram na faixa. “Achamos a ação muito bacana. Na nossa cidade, só de demostrar intenção de atravessar a rua os motoristas já param os carros. E ver que isso é um comportamento que está sendo adotado em todo lugar é muito bom, vai prevenir atropelamentos e salvar muitas vidas“, afirmou Mariângela. O aluno do 8º ano, Rodrigo Lopes Ferreira, foi convidado a participar e resolveu colaborar. “Eu decidi participar porque quero para mim e para todos um trânsito mais seguro”, disse.
Ainda nesta quarta-feira (18), às 18h, acontecerá uma blitz educativa, em frente ao 43° batalhão de Polícia Militar, no bairro Vila Isa.
Parceiros
Nestas atividades, a Prefeitura conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), do Departamento de Trânsito, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Tiro de Guerra, Samu, DER, Corpo de Bombeiros, Sest/Senat, Secretaria Estadual de Saúde, profissionais da saúde, Secretaria Regional de Ensino, Fiemg, Fadivale, alunos do Núcleo de Traumatologia da UFJF, voluntários da Igreja Presbiteriana Aprisco das Ovelhas, Casa do Servidor, Conselho Municipal de Trânsito, ABC Artefatos de Borracha, Protransitar, Equipe de Corrida Luiz Souza, Colégio Castelo Neves Barros, Luiz Henrique (vítima de um acidente de trânsito) e Autoescolas.
Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social Gv – foto reprodução Imagem Intenet