A seleção é destinada a meninas que nasceram no período que vai de 2003 a 2008
Na tarde de sexta-feira (13) mais de 50 meninas de Valadares e região passaram a tarde na Praça de Esportes em prol de um sonho em comum: passar na seletiva do Projeto Menina com Brilho nos Olhos, que compõe a base da equipe de futsal feminino Prefeitura/Filadélfia/Univale. Das 58 candidatas, 43 são de outras cidades. A seletiva, que terá continuidade no fim de semana, é destinada as atletas nascidas entre os anos de 2003 a 2008. A iniciativa é da Prefeitura de Governador Valadares juntamente com a Univale, Filadélfia e Escola Estadual Nelson de Sena.
Entre as candidatas algumas atletas que já passaram nas seletivas anteriores e que por motivos diversos não permaneceram na equipe. “Mesmo já tendo sido selecionada em outras seletivas é necessário que elas participem novamente da seleção porque a gente não sabe se a parte tática e física delas mudou. Tem menina que volta para a cidade e fica sem treinar, sem participar de competições e aí quando retornam para a seletiva notamos que não tiveram a mesma evolução que as demais atletas”, afirmou o coordenador do Projeto Menina com Brilho nos Olhos, Guilherme Frossard.
A atleta Yasmin Freitas Xavier, de 12 anos, de Jordânia, foi uma das que passou na seletiva anterior, ficou um mês na equipe e voltou para sua cidade. “Ano passado eu passei, mas fiquei com muitas saudades da minha mãe e voltei. Mas esse ano a Jhully Brandão (de 16 anos e da mesma cidade que Yasmin) vai ser minha mãezinha”, falou confiante. A mãe de Yasmin, Joaquina Freitas também estava esperançosa do final da história esse ano ser diferente. “Ela treina com a Jhully e só de ter alguém da nossa cidade já é um incentivo a mais para ela ficar. Ela também fez amizade com a Júlia Pereira, de Salto da Divisa, quando ela participou esse ano dos Jogos Estudantis do Baixo e Médio Jequitinhonha, lá em Salto”.
Júlia Pereira dos Santos, de 11 anos, de Salto da Divisa, já fez uma participação especial na equipe em 2017 durante a disputa dos Jogos Estudantis de Minas Gerais (JEMG). “Eu estava com nove anos e fiz parte do time sub-13, mas como eu tinha pouca idade não pude ficar aqui. Agora vim para ficar. Sei que será puxado ficar longe da família, mas estou disposta a fazer sacrifício porque meu sonho é ser jogadora profissional e poder a dar uma vida melhor para os meus pais”, contou.
Karinne e seu pai José Perpétuo vieram de Xonim de Cima para trazer a irmã Gabrielle, de 12 anos, para participar da seletiva. “Ela gosta muito de futsal e é muito esforçada. Acho que o diferencial dela é o tamanho e a força bruta. Ela é mais nova que eu e muito maior”, explicou Karinne.
O técnico da equipe de Itabira, Hudson Vitor de Morais Vieira, soube da seletiva por meio de um grupo de whatsapp. “Temos um grupo de whatsapp só de futsal feminino e masculino. Lá conversamos sobre as competições e como está o esporte em nossa região. O Guilherme Frossard avisou da seletiva e eu trouxe três atletas para participar. Mais do que o individual, o coletivo delas se sobressai, na nossa região é fraco o futsal na categoria delas (sub-15), então, elas estão sempre jogando contra equipes adultas”, relatou.
A seletiva vai até amanhã, em caso de dúvida sobre a escolha, os organizadores podem vir a estender a seleção até domingo (15). O resultado será divulgado na sexta-feira (20).
O projeto
O projeto “Menina com Brilho nos Olhos”, que é a base da equipe de futsal feminino Prefeitura/Filadélfia/Univale, trabalha, por meio do futsal, a formação esportiva de meninas de seis anos em diante.
Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução Imagem Internet