Secretário Nacional de Segurança Pública destaca trabalho da PCMG

O Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Theophilo Gaspar de Oliveira, parabenizou todo o sistema de segurança pública do Estado de Minas Gerais pela atuação no rompimento da Barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho. ¿É um exemplo para todo o país em relação à integração das forças de segurança, que é o que estamos empenhados em realizar em todo o país¿, destacou o Secretário durante o 10° Seminário Internacional de Policiamento Comunitário-Sistema Koban, realizado em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (21).

O Secretário ainda exaltou o trabalho realizado pela Polícia Civil de Minas Gerais desde o dia do rompimento da barragem em Brumadinho, dando destaque ao acolhimento realizado às famílias que ele mesmo presenciou no Instituto Médico-Legal (IML), quando visitou o Estado, em janeiro.

Durante a Palestra Magna, ministrada pelo General Guilherme Theophilo, ele ainda observou que Minas Gerais é um dos locais de destaque em relação às taxas de criminalidade, resultado que ele atribuiu ao trabalho de todos que se dedicam à segurança pública no Estado. ¿Por isso, estamos sempre trabalhando para trazer mais recursos para a atividade de segurança. É necessário um reforço destinado ao trabalho de Polícia Judiciária, que precisa ser olhada com mais carinho¿, comentou.

O General Guilherme Theophilo Gaspar de Oliveira destacou ainda a importância do evento que debate o policiamento comunitário e relatou o projeto do Governo Federal em implantar um sistema nacional de polícia comunitária, nos moldes do Sistema Koban, que já é implantado no Japão. De acordo com o Secretário, serão realizados, ainda este ano, diversos cursos destinados às polícias Civil e Militar em todo o país para capacitação nas áreas de planejamento estratégico e inteligência e treinamentos do FBI para o combate à corrupção e ao crime violento.

O Delegado Assistente da Chefia da Polícia Civil, Delegado-Geral Arlen Bahia da Silva, representou a Chefia da Polícia Civil no Seminário Internacional de Policiamento Comunitário. O Delegado-Geral destacou a importância da realização do evento e o apoio expressado pelo Secretário Nacional à Polícia Civil de Minas Gerais.

Estiveram presentes no evento o Secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, General Mario Lucio Alves de Araujo, o Comandante-Geral da PMMG, Coronel PM Giovanne Gomes da Silva, o Comandante-Geral do CBMG Coronel BM Edgar Estevão, a Procuradora de Justiça, Cássia Gontijo, a Coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), entre outras autoridades.

Por ASCOM-PCMG