Devido ao que esta ocorrendo em relação á ruptura da Barragem Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, localizada na região central do Estado de Minas, exatamente no município de Barão de Cocais, temos por certo que ocorrendo este rompimento nos rejeitos nesta barragem que pertence ao conglomerado da Vale, por sua vez é quase certo que o Nosso Rio Doce, tão sofrido será mais uma vez atingido, pois como a possibilidade do desornamentou das encostas tudo indica que pelo menos atingira os afluentes do rio.
Como informa os técnicos de barragens, temos que ocorrendo por sua vez o rompimento da cava norte, e quase certo que provocará a liquefação do material que esteja armazenado na Barragem Sul, que por ser a maior, sem qualquer sombra de duvida provocando a outro rompimento e assim sendo atingira diretamente Barão de Cocais, e como não bastasse chegará ate o Rio São João, que por sua vez faz parte da Bacia Hidrografia do Rio Doce.
Segundo os estudos técnicos, cuja documentação se confirma através da Agencia Nacional de Mineração – ANN. Desde sexta-feira (17) nos conclui que o rompimento da barragem ocorrerá a qualquer momento o que na verdade é mais que lamentável.
Falando em tragédias, não podemos esquecer, as recente , cujas as marcas ainda se encontram em nosso sentimento, pois em meados de novembro de 2015 , temos em mente que os rejeitos da Barragem de Fundão , da Empresa Samarco, localizada em Mariana, filia a Vale também no Estado de Minas, atingiu gritantemente o nosso Rio Doce, causando todas esta tragédia, que em resumo atingiu toda a população
Temos também noticia que devido ao rompimento da Barragem de Brumadinho que fica distante a 100 km da Capital do Estado de Minas, Belo Horizonte, que também pertence a Vala que ocorreu exatamente recentemente deixando pelo menos ate agora 240 mortos.
Relembrando temos a dizer que em novembro de 2015, os rejeitos da barragem de Fundão, localizada em Mariana (MG), de propriedade da Empresa Samarco que também tem como sócio efetivo a Vale, devido a tragédia ambiental, por sua vez atingiu diretamente o Nosso Rio Doce, que todos sabem que os prejuízos provocados, foram por demais a população que devido o excesso de rejeitos chegou ate a foz, no Estado do Espírito Santo e por conseguinte ate o Oceanos Atlântico.
Cabe esclarecer que devido o posicionamento da Barragem Sul Superior, da Mina de Gongo Soco, que esta localizada no município de Barão de Cocais, tudo indica que os rejeitos possam chegar ate o Rio Doce, e devido a esta realidade temos, temos a informação que nesta sexta-feira o Sistema de Comando em Operações (SCO) se reunisse na Prefeitura de Governador Valadares, com objetivo especifico de estudar estratégias a serem adotadas, caso eventualmente ocorra o rompimento da barragem Gongo Soco.
Disse o Prefeito de Valadares “Se houver um rompimento, nós estaremos preparados. O Saae está preparado para tratar uma água com turbidez alta e nós estaremos atentos, ligados à Defesa Civil do Estado. Qualquer movimentação, estaremos informando à população”, afirmou o prefeito André Merlo (PSDB) (pronunciamento feito por vídeo e publicado no Facebook)
Comentando o assunto disse o coronel Siqueira que hoje é o atual Diretor do Saae, que, devido ao rompimento da barragem de Fundão, em 2015, a por sua vez a autarquia se preparou para fazer o tratamento de água em altíssimo nível de turbidez, como assim disse “Já temos uma reserva de polímero, que faz esse tratamento, e estamos aumentando essa reserva”.
Divulgação da Noticia – Site Gazetamins.c0m – Da Redação – Foto Reprodução da Imagem Internet