A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), já entregou 35 barraginhas e 15 cercamentos de nascentes
Um programa de recuperação de áreas degradadas desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), está beneficiando propriedades da Agricultura Familiar em Governador Valadares. Ele teve início em setembro de 2018, como contrapartida ao projeto Caminhos do Vale da Usiminas (aplicação de agregado siderúrgico na pavimentação de estradas e ruas) e já resultou na entrega de 35 barraginhas (coletor de água de chuvas) e 15 cercamentos de nascentes. O objetivo da administração municipal é construir 200 barraginhas e fazer 100 cercamentos até o final do ano. O programa vai atingir todos os distritos do município.
De acordo com o diretor do Departamento de Agricultura e Pecuária, Luiz Almeida, o objetivo do programa é preservar as áreas rurais para que o agricultor não sofra com a seca e também possa ter água em sua propriedade. “A região de Valadares teve quatro anos de estiagem. Temos índices de 1.200 a 1.400 milímetros de média. Porém choveu na região apenas 600 a 700 milímetros e com isso, a quantidade de água diminuiu nas propriedades. Este trabalho ajuda a gerar volume de água, já que vai reter a água da chuva e aumentar o lençol freático”.
Segundo o secretário da SEMA, Marcelo de Aquino, o programa também vai favorecer o meio ambiente e a Bacia do Rio Doce. “Vamos ensinar educação ambiental aos produtores, que vão difundir o tema entre outros produtores da região. Além disso, fazendo o trabalho técnico de construção de barraginhas e proteção das nascentes, ainda estamos contribuindo para a preservação e recuperação da bacia do Rio Doce”, enfatizou.
O Programa de Recuperação de Áreas Degradadas tem o objetivo de diminuir a degradação ambiental, incentivando novas práticas de uso e conservação do solo, controle de assoreamento de corpos de água e melhoria na infiltração de águas pluviais no perfil dos solos da região. Assim como a recuperação de pastagens degradadas e adoção de técnicas de integração de lavoura com pecuária, intervenções mecanizadas implantando estruturas para captação e infiltração de águas pluviais, diminuindo a erosão laminar e aparecimento de voçorocas, aumentando a infiltração de águas no solo e abastecimento do lençol freático. Com o término dos trabalhos, a conservação do solo e combate ao assoreamento continuará a ser ofertado pela Secretaria, através do programa Patrulha Agrícola, que atende à demanda mecanizada da Agricultura Familiar em parceria com produtor rural.
O que é uma barraginha?
As barraginhas são pequenas bacias escavadas que se carregam e descarregam durante a estação chuvosa, ocupando o espaço poroso do solo, reforçando o lençol freático e funcionando como uma caixa d’água natural. O sistema provoca a elevação do lençol freático, aumenta a disponibilidade de água, que pode ser percebida pela elevação do nível de água nas cisternas, pelo umedecimento das baixadas e mesmo através do surgimento de minadouros.
Divulgação da Noticia – Secretaria de Comunicação e Mobilidade Social GV