Primeiro LIRAa do ano começa na próxima semana

As visitas e inspeções aos imóveis acontecem de segunda à sexta-feira

Dando continuidade aos trabalhos de prevenção e combate às arboviroses (Dengue, Zika e Chikungunya) a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa, na próxima segunda-feira (20), o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes Aegypti (LIRAa). São cinco dias em que os agentes de endemias realizam inspeções em imóveis e terrenos baldios para identificar possíveis focos e orientam os moradores sobre os riscos das doenças e como eliminar os focos dos Aedes.

É com base nas informações coletadas que a Secretaria articula e executa ações de prevenção e combate aos focos do Aedes. De acordo com o ultimo LIRAa realizado em outubro do ano passado, o município apresentou índice de 4,5 %, 2% a menos que o mesmo período de 2018, que chegou a marca de 6,5%. O levantamento apontou ainda que 90% dos focos do mosquito estão dentro das casas, logo, a participação popular é fundamental.

De acordo com o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) em 2019 foram notificados 751 casos suspeitos/prováveis de arboviroses, sendo:  Dengue = 684 , Febre Chikungunya = 62, e  Zika vírus = 5. Já em 2020 os dados são: 25 casos de Dengue, 1 de Chikungunya e 0 de Zika.

A SMS reforça que a colaboração das pessoas em receber os agentes nos domicílios e adotar medidas simples podem fazer a diferença como: manter quintais limpos, condicionar corretamente o lixo, tapar ralos, calhas, caixas d’água e reservatórios alternativos, colocar areia em vasos de plantas, entre outros.

Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reproduçao Imagem Internet