Início Portal Valadares Presidente Gilson Lemes abre ciclo de palestras de curso da PMMG

Presidente Gilson Lemes abre ciclo de palestras de curso da PMMG

Desembargador Caldeira Brant falou sobre o TJMG a alunos e demais participantes

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, abriu no final da manhã desta terça-feira (28/07),  o quarto ciclo de palestras referentes ao Curso de Especialização Estratégica de Segurança Pública (Cegesp) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Após a abertura, o superintendente de Segurança Institucional do TJMG e superintendente Adjunto da Memória do Judiciário, desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, ministrou palestra apresentando a estrutura do Tribunal mineiro a alunos da disciplina Relações Interinstitucionais, que faz parte do curso.

Além do presidente Gilson Lemes e do desembargador Caldeira Brant, também participaram do evento, realizado de forma remota, o presidente do Tribunal de Justiça Militar, desembargador Fernando Armando Ribeiro, que também palestrou aos alunos, a desembargadora do TJMG, Márcia Maria Milanez, e o chefe da Assessoria Militar do TJMG, coronel da PM Marcos Antônio Dias.

noticia-2palestra-seguranca-institucional.jpg
Os participantes do curso ouviram as palestras do desembargador Caldeira Brant, do TJMG, e do desembargador Fernando Armando Ribeiro, do TJMMG

O presidente Gilson Lemes traçou um paralelo entre as relações do Tribunal e da Policia Militar. Em seguida, em sua palestra, o desembargador Caldeira Brant, abordou detalhes das relações entre o TJMG e a Polícia Militar. De acordo com o desembargador, trata-se de um tema complexo e abrangente e que merecia um curso à parte para que todas as questões pudessem ser abordadas. A palestra do desembargador durou pouco mais de uma hora.

Durante sua explanação, o desembargador procurou detalhar questões como orçamento, concurso da magistratura, estrutura geral do Poder Judiciário e seu funcionamento, e as relações que mantém com outros órgãos estatuais, principalmente com a própria Policia Militar.

Homenagens

Em sua palestra, o desembargador Fernando Armando Ribeiro, falou sobre a Justiça Militar e sua legitimação constitucional e formação de conselhos de justiça militar, além de tirar dúvidas dos alunos oficiais da PM mineira sobre o exercício de suas funções.

Um dos alunos do curso, o tenente coronel Luciano Aurélio Silveira Quirino, participou ao lado do presidente Gilson Lemes e do coronel Antônio Dias, na sala de reuniões da Presidente do TJMG. O desembargador Caldeira Brant ministrou a palestra de seu gabinete.

 

noticia-3palestra-seguranca-institucional.jpg
O tenente-coronel Luciano Aurélio homenageou o presidente Gilson Lemes com a entrega de um símbolo da corporação e certificado

“É uma palestra de fundamental importância para nós, alunos, termos o conhecimento da estrutura e funcionamento do Tribunal de Justiça, além de nos proporcionar uma aproximação com o Poder Judiciário. Para nós, que estamos chegando no ápice da carreira dentro da PM, é importante trabalhar em conjunto com o sistema judiciário brasileiro. Os desembargadores estão de parabéns”, frisou o tenente-coronel Luciano Aurélio. “A PM e o Poder Judicário devem estar unidas para um melhor combate da criminalidade”, completou.

O Cegesp é pré-requisito para oficiais militares se tornarem coronéis, podendo assumir cargos de comando e de assessoria estratégica, tanto na própria PM, como nos demais órgãos do Estado que possuem assessoria militar.  O curso tem duração de oito meses e a atual turma conta com 30 alunos oficiais das polícias militares de Minas Gerais, Maranhão e Piauí.

Ao final da apresentação, o aluno tenente-coronel Luciano Aurélio homenageou o presidente Gilson Lemes e o desembargador Caldeira Brant com a entrega de certificados do Cegesp.

not5-caldeira-brant-palestra-28.07.jpg
Desembargador Caldeira Brant também foi homenageado em seu gabinete, de onde ministrou sua palestra sobre o TJMG

Divulgaçao da Noticia – Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG – Foto Reproduçao Imagem Internet – Autor Robert Leal -TJMG