Prêmio Professor em Ação: Boas Práticas no Universo da Literatura

Professoras vencedoras receberam certificados e medalhas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido nas escolas

O Prêmio Professor em Ação: Boas Práticas no Universo da Literatura é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SMDE) e buscou reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professoras da Educação Infantil de unidades educacionais municipais que contribuem para a melhoria dos processos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças. Foram duas categorias: Creche e Pré-Escola com 1º, 2º e 3º lugares. Houve prêmio também para diretoras e crianças, que receberam kits de livros como mais um incentivo a leitura. A premiação, realizada na tarde desta quarta-feira (9), no auditório Luiz Franco, foi com muita festa e alegria na presença de professoras, diretoras, alunos e familiares.

A professora do Centro Municipal de Educação Infantil Padre Leonardo Senne, Esmeralda Castelar Lugão Mendes, recebeu o prémio de 1º lugar na categoria Pré-Escola com o projeto “A literatura infantil como possibilidade de conexão entre pais e filhos”. No projeto vencedor a professora preparou uma mala de viagem contendo livros, tapete, caderno e a tarefa para que cada aluno levasse para casa e criasse um momento dedicado à leitura junto de toda a família. “Após esse momento, o aluno registrava a experiência em família no caderno e compartilhava com toda a turma. Depois cada família foi à escola contar um pouco mais sobre a experiência. Tudo foi registrado em um tapete que vai se transformar num quadro na escola. Um trabalho enriquecedor para todos nós, principalmente para as famílias”, relatou emocionada.

O secretário de Educação, José Geraldo Lemos Prata, parabenizou o empenho das educadoras, reafirmou o compromisso da SMED com a cidade, a educação de qualidade, o desenvolvimento das crianças e o desejo que elas possam evoluir na vida. “Temos que continuar trabalhando para proporcionar avanços na nossa educação e pensar nesse futuro. Isso só é possível pelo grau dos educadores que temos, pelo esforço e dedicação, pela alegria com que conduzem a nossa educação. Recebam nosso agradecimento e reconhecimento”, enalteceu.

O prefeito André Merlo lembrou a trajetória de dificuldades no início do governo, onde problemas herdados de gestões passadas só foram superados após dois anos de muito trabalho. “Conseguimos melhorar nossa educação aos poucos, confio muito na força do trabalho e dedicação dos nossos educadores. Eu me preocupo muito com a educação de Governador Valadares. Pela educação acontece a transformação. Vamos continuar trabalhando para melhorar cada dia mais”, afirmou.

Confira as ganhadoras:

Categoria Creche

1º Lugar: Professora Mônica de Figueiredo Neto

Escola Municipal Realina Adelina Costa

Projeto: Para ler, baster querer.

 

Categoria Pré-Escola

1º Lugar: Professora Esmeralda Castelar Lugão Mendes

Centro Municipal de Educação Infantil Padre Leonardo Senne

Projeto: A literatura Infantil com possibilidade de conexão entre pais e filhos

Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução Imagem Internet Pedro Mendes