Prefeitura Valadares se reúne com representantes do Ministério Público e Ascarf

Autoridades debateram sobre transição e futuro local de trabalho dos catadores

A Prefeitura Municipal se reuniu, na tarde de terça-feira (2), com representantes do Ministério Público, da Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos Reciclando Hoje Para Um Futuro Melhor de Governador Valadares (ASCARF) e demais autoridades para debater e informar as medidas sobre futuro dos catadores. A reunião teve como propósito discutir formas de se conseguir garantir a renda mínima dos catadores no processo de transição da prática deles de catação, que hoje acontece dentro da unidade de transbordo, para um galpão de triagem estruturado.

O terreno será fornecido pelo município, onde a prefeitura se compromete com as instalações e despesas pelo período de um ano, para possibilitar que os catadores façam uma transição sem que eles sejam prejudicados. Hoje, cerca de 80 famílias tiram sua renda do trabalho de catação feito no local.

Estiveram presentes na reunião: o secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Carlos Chaia; do engenheiro responsável pelo Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Urbanos da cidade, Arthur Campos; dos dois promotores de justiça, Caio Costa e Fábio Ribeiro; da UFJF, da Ancat, e representantes da Ascarf, considerados os principais envolvidos no processo.

Divulgação da Noticia – Fonte  Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução Imagem Internet