Prefeitura regularizou fila de espera por consultas oftalmológicas
Desde o início da gestão o Prefeito André Merlo não tem medido esforços para melhorar cada vez mais a qualidade de vida de todos os valadarenses nos mais diversos aspectos. Uma prova disso é que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Centro de Referência em Oftalmologia Social (CROS) conseguiu regularizar toda a fila de espera de 5 mil pacientes por consultas oftalmológicas. Esta era uma demanda reprimida desde o ano de 2016.
E o processo de regularização começou em dezembro de 2018, quando a equipe de profissionais do CROS deu início a uma triagem dos usuários. A partir das avaliações da equipe foi possível identificar cada caso e a necessidade específica de cada paciente, se era consulta médica ou se precisava de encaminhamento para realizar outra intervenção. Tudo para garantir o melhor atendimento.
E o trabalho não para! Diversos serviços oferecidos pelo CROS estão sendo realizados em grande escala de forma mais rápida, eficaz e humanizada. O centro em 2018 contabilizou um total de 3.404 de atendimentos, já em 2019, até o dia sete de outubro, foram 3202 pacientes atendidos. Esta crescente também se deve após a implantação do método de busca ativa por usuários diagnosticados com glaucoma, houve 80% de aumento no número de atendimentos. Outro ponto positivo para a população é que entre os meses de julho e setembro de 2019, foram feitas 200 cirurgias de catarata.
CROS – O Centro de Referência em Oftalmologia Social
É responsável pela saúde dos olhos. Desde a consulta à encaminhamentos para procedimentos cirúrgicos. Tem a disposição dos usuários da rede pública de saúde, consultas de refração (para óculos), retinopatia diabética, tratamento de glaucoma, com acompanhamento trimestral e distribuição de colírios para controle da pressão dos olhos, tratamento clínico para casos de infecções e outras doenças oculares, encaminhamentos para cirurgia de catarata, calázio, pterígeo e outras conforme prescrição médica, além de dar assistência a pacientes que precisam realizar o tratamento fora do domicílio (TFD). O CROS está localizado à Rua São João, n° 344, no 2º andar da Policlínica. O telefone para mais informações é 3225-01-43.
Divulgalã da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução Imagem Internet