Prefeitura realiza capacitação de médicos plantonistas do Hospital Municipal sobre Coronavírus

A capacitação é direcionada para médicos plantonistas do pronto-socorro adulto e infantil, além do ambulatório do Centro de Saúde Dr. Rui Pimenta Filho e é de caráter obrigatório, sendo resguardada por decreto municipal

Pensando no bem estar da população e em ter uma equipe médica preparada para enfrentamento do Coronavírus, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai realizar na próxima sexta-feira (20), às 19 horas, uma capacitação no auditório da SMS. A capacitação é direcionada para médicos plantonistas do Pronto-Socorro Adulto e Infantil do Hospital Municipal (HM), além do Ambulatório do Centro de Saúde Dr. Ruy Pimenta Filho.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Enes Candido, a padronização na informação e no atendimento é fundamental. “Já fizemos treinamentos com outros profissionais de saúde e agora chegou a vez dos nossos médicos e eles todos, tendo o mesmo direcionamento, consequentemente oferecerão um atendimento mais otimizado”, destacou.

A capacitação é uma medida publicada no Diário Oficial, Decreto Municipal nº 11.122, de 18 de março de 2020. Considerando o Decreto Estadual NE 113, de 12 de março 2020, que declara situação de emergência de saúde pública no Estado de Minas Gerais, em razão ao surto de doença respiratória causada pelo Coronavírus e que dispõe sobre medidas para seu enfrentamento previstas na Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro.

De acordo com o artigo 1, a capacitação é de caráter obrigatório e o não comparecimento poderá configurar a insubordinação grave em serviço que trata o artigo 183 VIII, da lei Complementar nº 204, de 17 de dezembro de 2015 (Estatuto dos Servidores Públicos Municipais), além de outras implicações de natureza disciplinar. Caso o tenha motivos justificáveis, o médico deverá apresentar a justificativa por escrito com comprovação dos motivos alegados.

Divulgaçao da Noticia – fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social Gv – Foto Reproduçao Imagem Internet