Prefeitura inaugura primeiro Parque Tecnológico do Leste Mineiro

O objetivo é trazer soluções inovadoras em produtos, processos e serviços para garantir mais qualidade de vida, oportunidades de emprego e negócio no município

O Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce está localizado em um espaço amplo, que reúne poder público, entidades e universidades na produção de projetos desenvolvidos a partir da tecnologia, buscando a inovação e reforçando Governador Valadares como polo acadêmico de conhecimento, título já reconhecido no Município, devido às faculdades e campos de extensão que ocupam um espaço significativo na cidade.  A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, inaugurou o Parque na manhã desta quinta-feira (2), recebendo o apoio de autoridades, representantes de universidades, iniciativa privada e familiares dos homenageados na cerimônia.

parque tecnológico

As sedes do Espaço da Inovação Dr. Hermírio Gomes da Silva, da Casa do Conhecimento Antônio Rodrigues Coelho e da nova Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMDCTI) compartilham o mesmo espaço. A união desses órgãos é um marco para o Município, pois estamos falando do primeiro parque deste tipo no Leste de Minas Gerais, um passo significativo para a diversificação econômica, crescimento de renda e valorização dos profissionais que se capacitam nas instituições locais.

parque tecnológico

Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial, Jackson Lemos, não há dúvidas do sucesso do Parque Científico e Tecnológico: “Pra gente, é uma grata surpresa, é muito importante entrarmos na era da tecnologia com esta inauguração, tenho certeza que daqui sairão grande projetos”, afirma otimista. Leandrinho Vieira, diretor-executivo da Apiki, empresa do ramo de desenvolvimento web e outras tecnologias, mostra entusiasmo com os frutos que serão colhidos com esta integração: “este espaço representa um sonho, é muito bacana esta cidade começar a ter foco na tecnologia, chamar grandes empresas para aqui e terem uma melhor estrutura de trabalho. Valadares agora tem incentivo pra somar às iniciativas e potencializar as que já existiam”, diz Leandrinho.

O presidente da Câmara Municipal, Júlio Avelar, o líder de Governo na Câmara, Enes Cândido, diretores e demais representantes das instituições de ensino Pitágoras, Univale, Unipac, Fadivale, UFJF e IFMG, entre outros convidados, marcaram presença na cerimônia. Rossana Ribeiro Morais é coordenadora do curso de Sistemas de Informação da Univale e prevê um futuro de muito trabalho e retorno positivo para a população valadarense: “Espaços como este vão proporcionar novos projetos pra atender a demanda e a necessidade da comunidade”, diz. A coordenadora Rossana também aborda a importância dessa união de iniciativas públicas e privadas: “Os ecossistemas de inovação se desenvolvem em três pilares: universidades, poder público e comunidade civil – sem esses pilares funcionando de forma sincronizada, os ecossistemas não se desenvolvem”, complementa.

O secretário de Desenvolvimento, Hilton Manoel Dias Ribeiro, se sente realizado por implementar este novo ambiente e consolidar uma estrutura que tem sido discutida desde 2017 com a administração municipal: “é um espaço de inovação, de criatividade, de gestão, isso é fundamental para o desenvolvimento econômico do município”, diz Hilton. O prefeito André Merlo complementa falando sobre as dificuldades do planejamento até à inauguração: “Numa época tão difícil, sem recursos financeiros, trabalhamos pra conseguir viabilizar a estrutura e reformarmos o Parque. Estamos muito felizes por este dia, também por estarmos homenageando personalidades notáveis da cidade que trabalharam muito pela educação do município”, finaliza o prefeito.

Familiares se emocionam com as homenagens

Os nomes escolhidos para o Espaço da Inovação Dr. Hermírio Gomes da Silva e a Casa do Conhecimento Antônio Rodrigues Coelho são homenagens a duas grandes personalidades de Governador Valadares, ambos visionários que compartilhavam a mesma paixão: educação e desenvolvimento. Os familiares compareceram à cerimônia, que foi limitada devido às medidas de segurança impostas pela pandemia, e se emocionaram com as homenagens.

“O céu está em festa!” – é desta forma que Sandra de Carvalho Gomes Ferreira, filha do Dr. Hermírio, define como seria a felicidade do pai ao saber que deu nome a um local tão importante para o município. Ela conta que o Dr. Hermírio era apaixonado com ambientes naturais, como o verde que preenche a paisagem do parque, e acredita que, caso ele ainda estivesse vivo, essa seria uma iniciativa que ele abraçaria.

Antônio Rodrigues Coelho Junior tem o nome do pai e agradece a administração municipal pela honra: “Para mim e Ana Cristina, neta mais velha do Antônio, é uma alegria muito grande estarmos nesta inauguração. Parabéns por este parque voltado pra pesquisa. Dizem que a gratidão é a memória do coração e estão sendo homenageadas grandes figuras aqui”, finaliza.

Do trabalho desenvolvido no Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce, sairão soluções inovadoras em produtos, processos e serviços para garantir mais qualidade de vida e oportunidades de emprego e de negócio para a nossa cidade. Este é o início de uma Governador Valadares mais moderna e progressista.

O Parque Científico e Tecnológico Figueira do Rio Doce fica localizado na Rua Amável, sem número, bairro Morada do Acampamento.

Divulgaçao da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social Gv – Foto Reproduçao Imagem Internet