Prefeitura discute novo plano de desenvolvimento para Valadares

Estratégia apresentada busca o crescimento do Município através da ciência, tecnologia e inovação

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento (SMDE), reuniu na tarde de ontem segunda-feira (29), no Auditório Luiz Franco, autoridades, representantes de universidades e entidades ligadas ao comércio para discutir o novo plano de desenvolvimento integrado do Município. A primeira versão corresponde ao período de 2020 a 2030, tempo de planejamento calculado para estabelecer as normas e executar os projetos.  Por videoconferência, também participaram os secretários de Desenvolvimento de Uberaba, José Renato Gomes, e de Teixeira de Freitas, Flávio Guimarães de Pádua.

O cenário de crise causado pela pandemia do novo Coronavírus trouxe choque de oferta (derivado da interrupção das cadeias produtivas), impacto nos custos de produção e uma retração da demanda pelas restrições impostas. Essas condições, alinhadas ao fato de Governador Valadares ser uma região propícia, motivaram o secretário municipal de Desenvolvimento Hilton Manoel Dias Ribeiro, a traçar uma estratégia que visa promover o desenvolvimento através da ciência, tecnologia e inovação, atingindo diversos setores do Município: comércio, serviços, pequenas e médias indústrias, turismo, mobilidade urbana e outros.

A Secretaria de Desenvolvimento, entre outras ações, apresentou as três principais medidas que contribuirão para esse novo marco na cidade: reconfiguração da secretaria para Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – SMDCTI (amplia a área de atuação sem modificar a estrutura de cargos e outros); criação do CMCTI – Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, a fim de apoiar a futura SMDCTI e oferecer um espaço de discussão e sinergia entre universidades, governo e empresas; inauguração do Parque Tecnológico, visando favorecer a cooperação entre poder público, instituições de ensino superior, pesquisa e startups em uma estrutura de suporte ao ecossistema local de inovação. O projeto de lei que cria o Conselho e solicita a reconfiguração da Secretaria, aguardam votação na Câmara Municipal. O Parque Tecnológico será lançado na próxima quinta-feira (2).

Segundo o prefeito André Merlo, apresentar um plano inovador de desenvolvimento que incluísse as entidades locais e promovesse a geração de empregos é um objetivo desde o início do mandato. Após esse período de pesquisas e reorganização, o chefe do Executivo fala da satisfação em mostrar o projeto às entidades e empresários presentes, e reforça a importância de firmar parcerias entre a Prefeitura e essas instituições: “Unir o município à iniciativa privada é muito importante. O nosso dever é preparar a cidade para dar oportunidades aos empresários de desenvolverem os seus negócios, gerando emprego para população”, conclui.

Divulgaçao da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social Gv – Foto Reproduçao Imagem Internet