Os projetos têm como público-alvo os produtores do município e podem contribuir com o desenvolvimento do setor
Em uma reunião dinâmica na manhã desta quinta-feira (25), o Prefeito André Merlo, o secretário municipal de Meio Ambiente, Agricultura Abastecimento (SEMA), Marcelo Aquino, e representantes das empresas Piracanjuba, Barbosa e Marques, Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, da Emater e do IFMG puderam acompanhar a apresentação de dois projetos que podem contribuir para a capacitação dos produtores rurais e o desenvolvimento da nossa região.
O primeiro projeto, que foi apresentado pela veterinária Pollyanna Belchiano Chisté da SEMA, consiste em melhorar o controle e a qualidade do leite produzido no nosso município. Tem como foco trabalhar ainda mais perto do produtor rural para gerar mais capacitação, conhecimento e fomentar o manejo adequado dos animais e contribuir para uma produção leiteira de melhor qualidade.
Já o segundo, sobre “Subsolagem em área de pastagem para conservação de água”, foi apresentado pelo especialista ambiental da Cenibra, Sebastião Tomás. Ele propõe uma alternativa de aumento no potencial de infiltração de água e tem como objetivo melhorar a absorção do recurso no solo. Tudo vai começar com as indicações de produtores rurais do município, feitas pelas empresas de laticínios instaladas na cidade. Em seguida, as referidas propriedades vão ser analisadas, os proprietários orientados e então as intervenções serão realizadas. O projeto prevê cortes na terra, com cerca de 60 centímetros de profundidade, realizados pelo subsolador acoplado a um trator agrícola para contribuir na retenção e aproveitamento da água no solo, evitando que ela escoe, empobrecendo o solo e, em certos casos, causando prejuízos aos produtores.
Para o prefeito André Merlo, estas ações podem gerar impactos significativos no meio rural. “Estou muito satisfeito de ver estes projetos! É um ganho para Valadares. A gente precisa de ações, de coisas pequenas e práticas para facilitar e agregar à vida do homem do campo. Quanto mais estivermos atentos a projetos e ações que podem contribuir para o melhor aproveitamento dos recursos naturais da nossa região, principalmente da água, na capacitação dos nossos produtores, vamos fazer com que nosso município se desenvolva cada vez mais e de forma consciente”, disse ele.
O secretário de Meio Ambiente também aprovou as iniciativas e anunciou a formação de um grupo de trabalho para viabilizar a execução de futuras ações. “É um projeto simples, que atende as necessidades para melhorar a qualidade do leite que é produzido na nossa cidade”, afirmou Marcelo Aquino.
“Esses projetos nos fazem pensar no todo, os recursos têm que ser usados e valorizados por todos. E se trabalharmos em parceria os resultados podem chegar a curto e médio prazo”, avaliou Sebastião Tomás.
Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social – Fot Reprodução Imagem Internet