Prefeitura de Valadares celebra o dia meio Ambiente com programação especial

Semana do meio Ambiente acontece de 3 a 8 de junho e vai contar com seminários, mesa redonda, oficinas, plantio de mudas, blitz ecológicas e trilhas

Cada vez mais precisamos lembrar a importância do meio ambiente para o planeta e criar hábitos para impedir os avanços da poluição, do desmatamento, da extinção de animais e plantas, entre outros. Por isso, para celebrar o dia do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura de Governador Valadares, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), e parceiros, realizam de 3 a 8 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com abertura na próxima segunda (3) às 9h no auditório da Prefeitura.

A programação ainda vai contar com seminários, mesa redonda, oficinas, plantio de mudas, blitz ecológicas e trilhas. O encerramento acontece no sábado (8), com trilha na Ibituruna com saída às 7h em frente ao Parque Natural Municipal, e o abraço em volta da Lagoa Santa, com a Associação dos Moradores do Bairro Morada do Vale, às 8h.

A Semana tem como parceiros o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH – Doce) e CBH- Suaçuí, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), a Superintendência Regional de Meio Ambiente (SUPRAM), o Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA), a Policia Militar do Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, a Federação das Indústrias Do Estado de Minas Gerais (FIEMG), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MG), a Associação de Moradores do bairro Morada do Vale, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF/GV), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Pitágoras, a Universidade Vale do Rio Doce (Univale), a Fadivale, Conselho Municipal de Defesa dos animais, o Departamento de Vigilância Ambiental em Saúde, o Serviço de Saneamento de Água e Esgoto (SAAE) e as Secretarias municipais da Educação (SMED) e Obras e Serviços Urbanos (SMOSU).

Como surgiu a data

O dia do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, foi instituído em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante uma Conferência em Estocolmo, na Suécia. A data tem o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. Nessa Conferência iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais, além de estabelecerem princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.

Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social – Foto Panfleto de Comemoração da Data