A proposta é fazer intermediação entre o trabalhador e a empresa facilitando a vida de quem procura e a de quem está com vagas disponíveis
A partir da próxima semana, as empresas que precisarem contratar profissionais vão poder recorrer ao Banco de Empregos da Prefeitura de Governador Valadares para escolher esses trabalhadores. Ele vai funcionar na Secretaria de Desenvolvimento (SMDE), que além de receber currículos dos interessados, vai auxiliar quem não sabe fazer um e ainda qualificar a mão-de-obra que será oferecida às empresas com cursos de qualificação. A Lei que criou o Banco de Empregos é do vereador Paulinho Costa e foi sancionada pelo prefeito André Merlo.
Esses currículos formarão um banco de dados que ficará disponível para que as empresas que estejam precisando fazer contratações possam consultá-lo e utilizá-lo para seleção. Por isso, os interessados em uma vaga de emprego devem levar os documentos pessoais (Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência e Carteira de Trabalho) e o currículo até a SMDE.
“Vivemos em um país com mais de 13 milhões de desempregados e é um dever nosso criar meios para que essas pessoas possam ser reinseridas no mercado de trabalho. E esse banco de dados tem essa proposta. Por isso, também vamos qualificar os interessados oferecendo cursos diversos antes de tentar a vaga para eles”, disse o prefeito, convocando os empresários da cidade a abraçarem o projeto.
E ainda tem mais. De acordo com o secretário de Desenvolvimento, Alcyr Nascimento, conseguindo a vaga, o trabalhador vai ser acompanhado no período de experiência, de 90 dias. Não sendo contratado, ele volta para os cursos de qualificação na SMDE. Nascimento lembra que todos os profissionais que estão à procura de uma colocação no mercado de trabalho serão beneficiados, independente da área de atuação, inclusive os jovens que estão em busca do primeiro emprego.
“A Prefeitura pretende, com a criação desse serviço, oferecer uma ferramenta que possa contribuir para a redução do desemprego em Valadares e criar novas perspectivas para os valadarenses”, disse, lembrando que essa é uma oportunidade que a Prefeitura está criando para todos os valadarenses que desenvolvem alguma atividade profissional.
Como funciona?
De acordo com o coordenador do Banco de Empregos, Ricardo Wagner Ferreguetti Capellini, além da disponibilização para consultas, vagas de trabalho serão levantadas junto as empresas do Município e de acordo com as suas necessidades, a Secretaria indicará os candidatos para participação nos processos. seletivos.
Outra vantagem para os empregadores, segundo Capelllini, é que o serviço contribui para diminuir os custos e as filas na porta das empresas, já que o programa realiza etapas do processo de seleção solicitado para vaga. Além disso, pelo serviço, o empregador tem a oportunidade de divulgar, gratuitamente, suas vagas de trabalho e obter candidatos pré-selecionados conforme o perfil desejado.
Já em relação aos trabalhadores a vantagem é que eles terão à disposição as facilidades da elaboração do currículo com a ajuda de psicólogos e ser preparado para processos de seleção das vagas captadas no mercado de trabalho.
“Num segundo momento, de acordo com o interesse e necessidade dos candidatos, eles receberão capacitações que são oferecidas regularmente pela UAITEC em diversas áreas de formação e aperfeiçoamento”, concluiu o coordenador.
O Banco de emprego funcionará na rua Belo Horizonte, n° 740, no horário de 13 às 17horas, a partir da próxima quarta-feira, 29 de maio.
Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução da Imagem Internet