Com a certificação operacional concedida pela ANAC, o aeroporto poderá receber pousos mesmo com condições climáticas desfavoráveis
Na manhã desta sexta-feira (24), o Prefeito André Merlo recebeu as cartas de navegação aérea por IFR, que garantem mais previsibilidade para voos em condições adversas de meteorologia no Aeroporto Coronel Altino Machado. Com mais essa conquista, o aeroporto ao invés de oferecer apenas referências visuais, garante aos pilotos pousos e decolagens por instrumento, via GPS. Isso significa que, em um voo IFR, o piloto pode voar em sua fase de rota do início ao fim, até dentro das nuvens, por exemplo, com menor visibilidade. Isso porque, nessa modalidade, o piloto passa a executar a separação das demais aeronaves e de obstáculos a partir de orientações dos centros de controle, localizados em solo.
Para o Comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Luciano Barbosa, este é um dia histórico para Valadares. “Agora temos o primeiro aeroporto do Leste Mineiro com IFR instalado e em Minas Gerais, é o 10º aeroporto. Este sistema traz uma grande segurança aos pousos e decolagens para aeronaves de médio e pequeno porte, helicópteros e aviões e beneficia tanto as empresas aéreas quanto os passageiros. Quero parabenizar o prefeito André Merlo e toda a equipe, por tanto empenho em resolver os problemas do aeroporto e por mais essa conquista”, disse.
O Presidente da Associação Comercial de Governador Valadares, Jackson Lemos, ressaltou a importância do IFR para a cidade e região. “A gente sempre escuta que a porta de entrada de uma cidade é o aeroporto. O desenvolvimento passa por aqui. Sabemos que desde o início da gestão aeroporto era prioridade e não foi fácil resolver tantas pendências”, comentou o Presidente.
O prefeito André Merlo está satisfeito com as conquistas para o aeroporto e lembra que ainda falta a construção do novo terminal de passageiros, que já foi licitado, o recurso garantido e em breve terá início das obras. “Foi um desafio silencioso. Resolvemos todas as não conformidades encontradas no aeroporto para chegarmos ao IFR. Trabalhamos muito, mas não desanimamos em nenhum momento, pois acreditávamos que tínhamos capacidade de resolver. Tudo o que o nosso aeroporto precisava cumprir de exigências da ANAC nós fizemos. Trabalhamos neste projeto porque acreditamos que o aeroporto é a chave do desenvolvimento e da geração de emprego para nossa cidade. E não para por aqui. Em breve vamos iniciar as obras do novo terminal de passageiros que custará R$ 36 milhões para o Ministério dos Transportes e com isso teremos um aeroporto que Valadares merece”, garante o prefeito.
Confira as não conformidades que foram resolvidas nesta gestão
- Projeto de pintura de sinalização horizontal da pista e do balizamento noturno para adequação do recuo de cabeceira, resultado de uma ação da Agenda de Convergência Rio Doce;
- Estação meteorológica muito antiga que foi substituída por uma moderna.
- Não havia sistema de gravação de dados dos serviços aeronáuticos;
- Processos, documentos e dados funcionais estavam desatualizados;
- Licença da ANATEL para funcionamento da estação WHF estava vencida desde 2010;
- Comissão de Segurança Aeroportuária (CSA) estava desativada;
- Inexistência de Plano de Segurança Aeroportuária (PSA) aprovado e registrado na ANAC;
- Licença Ambiental de Operação estava vencida desde 2014;
- Havia inconsistências no Manual de Procedimentos de Preservação, Salvamento e Combate a Incêndios;
- Falta de manutenção nas barreiras físicas e nas instalações de modo geral;
- Não comprovação do patrulhamento sistemático no perímetro operacional do aeroporto;
- Detectores de metal e alarme audiovisual estavam sem funcionamento;
- Equipamentos eram insuficientes para fiscalização da entrada de veículos;
- Falta de treinamentos previstos em lei para exercício seguro das atividades aeroportuárias;
- Inadequação da RESA (área de escape de fim de pista) da cabeceira 25.
- Obtenção da Certificação Operacional do Aeroporto pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 139- Emenda 5 da ANAC. (Espécie de ISO 9001)
Divulgação da Notica – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Leandro Moraes Internet