Apenas este ano, foram arrecadados e distribuídos 12 toneladas de alimentos que beneficiaram 1.270 pessoas
Com objetivo de minimizar a fome, combater o desperdício e fortalecer a agricultura familiar, a Prefeitura, por meio do Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA), iniciou em 2017 a reestruturação do Banco de Alimentos, viabilizando programas de apoio a comercialização de produção da agricultura familiar, pertencentes à Política Pública de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). A reestruturação já mostra resultado positivo. De 2017 a março de 2019, foram arrecadados e distribuídos 43 toneladas de alimentos. Só neste ano 12 toneladas beneficiaram 1.270 pessoas assistidas por entidades socioassistenciais cadastradas na Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
Além de ter adesão da Rede Leste de Banco de Alimentos (RELBA), o projeto ainda conseguiu em dois anos o credenciamento na Rede Brasileira de Bancos de Alimentos. Segundo dados da Rede Brasileira, entre os 5.570 mil municípios existentes no país, menos de 100 possuem este credenciamento. Outro ponto que merece destaque é à aprovação de três projetos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), classificados do 1º ao 20º lugar nos critérios de classificação da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Gerando credito aproximadamente de R$ 250 mil para agricultura familiar de Valadares. O que garantiu, após oito anos, o retorno do Município ao programa PAA/CONAB.
Para o Diretor do Departamento de Abastecimento, Ivan Fialho, “tudo isso foi possível devido o trabalho intersetorial das secretarias municipais de Assistência Social e Meio Ambiente, que através do banco de alimentos, no objetivo de combater a fome, viabiliza pelo PAA a efetuação da compra com doação simultânea, gerando renda aos produtores familiares”.
O secretário da SEMA, Marcelo de Aquino, comemora o sucesso da reestruturação e afirma que muito ainda será feito. “O governo municipal continuará realizando investimentos de apoio e incentivo a produção e comercialização da agricultura familiar, viabilizando o fortalecimento do Banco de Alimentos como uma ação prioritária de governo”.
A reestruturação e a regularização junto a Rede Brasileira ainda garantiu a participação do município ao edital do Ministério do Desenvolvimento Social, sendo aprovado o projeto no valor de R$ 300 mil reais que contempla um caminhão com baú refrigerado e equipamentos de modernização do Banco de Alimentos. O projeto está em desenvolvimento através da gerência de projetos da SEMA.
Quem ajuda com doações, também ganha
Empresas, comércios e indústrias de gêneros alimentícios podem fazer doações ao Banco de Alimentos GV. Além de ajudar várias entidades carentes e ganhar reconhecimento no mercado, o empresário também recebe benefícios fiscais previstos em lei.
Interessados devem entrar em contato no telefone 3275.0492, de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas. A coleta é feita no local. O doador também pode entregar os alimentos na sede do Banco de Alimentos, na Avenida Luiz Gonçalves Lessa, nº 12, Vila Isa.
Divulgação da Noticia – Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Divulgação PMGV