Durante a visita o prefeito André Merlo pediu à Fundação Renova que antecipe a entrega da obra
O prefeito André Merlo visitou, na tarde desta terça-feira (30), mais uma etapa das obras da nova captação de água em Governador Valadares. Desta vez, esteve nas proximidades do aeroporto, local onde 500 metros de tubos foram instalados nos últimos dias. Vereadores, secretários e imprensa integraram a comitiva.
“Muita gente estava duvidando da nova captação de água para Valadares e ela está aqui. Não para mais. É uma demanda antiga e estamos aqui, mostrando que essa obra, que é tão sonhada pelos valadarenses, está se concretizando. Estamos acompanhando de perto”, avisou o prefeito, que voltou a pedir à Fundação Renova que a obra prevista para ser entregue em março de 2021 seja concluída antes, em 2020.
O prefeito lembrou que, com a obra pronta, o Rio Doce vai descansar e ser alternativa de abastecimento para a cidade e, ainda, que mais de 72% dos funcionários contratados para a obra são de Valadares e região. O investimento é R$ 155 milhões. “A nova captação de água para Valadares é uma realidade”, reafirmou o prefeito. Uma outra frente de trabalho está concentrada na conclusão da instalação de 300 metros de tubos no bairro Santa Rita.
O responsável pela obra da nova captação, Flávio Pires, explicou aos visitantes o andamento dos trabalhos que começaram em julho do ano passado com supressão vegetal, topografia, fabricação de blocos de concreto e a chegada dos tubos. A etapa agora é a de construção – tubos estão sendo acoplados. “Essa etapa é a mais lenta porque depende de muitas interfaces como a de licenciamento, compras e contratação sendo feitos. “Tivemos alguns percalços, mas estamos cumprindo o cronograma”, disse.
Obra
Três pátios de tubos e dois canteiros de obras foram montados e já receberam mais de 2.800 tubos, o equivalente a 19,6 km de extensão, necessários para garantir a continuidade dos serviços sem interrupções, informou a Fundação Renova. Inicialmente, os tubos foram recebidos em um local no bairro Planalto. Depois, os três pátios passaram a receber os tubos, na região urbana de Governador Valadares: um na BR-116, na altura do bairro Atalaia, outro no Distrito Industrial, próximo ao aeroporto, e o terceiro, na margem da BR-381, pouco depois de Baguari.
Divulgação da Noticia – Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução da Internet