Com a voz embargada e tomada de muita emoção, Jessica Evelyn Soares Silva, irmã de uma das vítimas do rompimento da barragem Córrego do Feijão, em Brumadinho, leu a homenagem à Polícia Civil. ¿Agradecemos a vocês pela dedicação e esforço em nos devolver nossas joias amadas, que foram tiradas de nós de uma forma tão cruel. Foram muitos finais de semana, feriados, que, em meio a condições precárias, descaso e falta de apoio do poder público, vocês trabalharam se revezando para entregá-los a nós. Saibam que o trabalho de vocês não foi em vão, pois a cada nova identificação uma família recebe o conforto e tem a oportunidade de sepultar o seu ente querido. Afinal, nossas joias terão um enterro digno. Parabéns pelo empenho. Recebam a nossa gratidão¿.
Na ocasião, a Polícia Civil de Minas Gerais foi representada pelos médicos-legistas Ricardo Moreira Araujo e Yara Vieira Lemos. No sábado, a tragédia, que matou 270 pessoas, completou 120 dias. Familiares e amigos das vítimas se reuniram em frente ao monumento Brumadinho, na entrada da cidade, para lembrar o fato. A ação teve início às 11h30, com apresentações musicais e culto ecumênico. Os nomes das vítimas foram lidos.
O médico-legista Ricardo Moreira relatou sobre a homenagem. ¿Nos sentimos honrados com a oportunidade de poder representar o trabalho silencioso, incansável e ininterrupto de cada policial civil nestes 120 dias da tragédia de Brumadinho. O prestigioso convite dos familiares das vítimas dessa tragédia significa para todos nós uma oportunidade de reflexão, de poder abraçar cada uma dessas pessoas e mostrar que elas podem continuar contando com a Polícia Civil. Continuaremos trabalhando dia e noite para levar um pouco de conforto a essas pessoas e entregar a cada uma delas as suas joias, como eles mesmos dizem¿, ressaltou.
Das 270 vítimas listadas pela Defesa Civil Estadual, 244 pessoas já foram identificadas pelas equipes dos Instituto Médico Legal, Criminalística e de Identificação, além da Polícia Federal
Divulgação da Notica – Fonte ASCOM-PCMG – Foto Divulgação/PCMG