gvSAAE inicia plantio de mudas como condicionante a liberações de licenças ambientais concedidas pelo CODEMA e COPAM
O Parque Natural Municipal de Governador Valadares receberá o plantio de 3.073 mudas de árvores nativas. O plantio será feito pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) como condicionante a liberações de licenças ambientais concedidas pelo Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (CODEMA) e Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) à autarquia para obras de reforma e ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
O local foi escolhido após levantamento feito pelo SAAE, que não possui espaço suficiente para o plantio na sede da autarquia, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento (SEMA). Ele será feito em uma área de 2,77 hectares no Parque. Ao todo, serão plantadas 12 espécies de árvores nativas diferentes, como pau-viola, pau-d’alho, angico- cangalha, canafístula, farinha seca, peroba rosa, vassoura preta, sobrasil, ipê bolsa de pastor, congonha e araticum do mato.
As mudas terão no mínimo 30 centímetros e serão plantadas conforme recomendações do Plano de Manejo do Parque. Segundo o engenheiro ambiental Adriano Mendes Coelho, o espaçamento das covas deve ter três metros entre linhas por três metros entre plantas. As covas devem ter dimensões de 50 centímetros de largura por 50 centímetros de comprimento e 50 centímetros de profundidade. As mudas que não sobreviverem serão substituídas por outras da mesma espécie.
“Atendendo às condicionantes que liberaram as licenças para a construção da ETE, estamos também contribuindo com o reflorestamento da bacia hidrográfica do rio Doce”, ressaltou o diretor-geral do SAAE, Sebastião Pereira de Siqueira.
Por Secretaria de Comunicação e Mobilização Social