Pandemia: Consulado do Brasil em NY ressalta a necessidade de agendamento eletrônico

Todos os serviços prestados pelo Consulado-Geral do Brasil em Nova York deverão ter sua solicitação iniciada pelo sistema E-CONSULAR, disponível em https://ec-novayork.itamaraty.gov.br. O sistema E-CONSULAR é uma ferramenta moderna, “web-based” e que pode ser acessada desde computadores, laptops, tablets e, principalmente, smartphones, desde que haja acesso à Internet.

Não é necessária a instalação de softwares ou de aplicativos, bastando acessar o endereço https://ec-novayork.itamaraty.gov.br do dispositivo escolhido.

Pelo E-CONSULAR, será realizada pré-análise eletrônica da documentação exigida para o serviço consular desejado. Essa nova dinâmica tem como objetivo evitar que a pessoa interessada tenha a sua solicitação indeferida por simples falta de documentos.

A utilização do sistema é indispensável tanto para aqueles que desejam agendar atendimento presencial nas instalações do Consulado quanto para serviços prestados pelos correios. O agendamento prévio do atendimento presencial, que continua obrigatório, deverá ser feito pelo próprio interessado no sistema E-CONSULAR.

Antes de dar início ao seu requerimento no E-CONSULAR, verifique em nosso site a documentação completa necessária para cada serviço. Veja, abaixo, passo-a-passo sobre o primeiro acesso ao E-CONSULAR e sobre seu funcionamento básico:

  1. Faça o login. Entre no sistema E-CONSULAR (https://ec-novayork.itamaraty.gov.br) e cadastre-se com seu e-mail.
  2. Verifique sua caixa de e-mail. Uma mensagem do e-consular será enviada para seu e-mail com um código de acesso, que deverá ser inserido no sistema. Em seguida, você deverá criar uma senha e informar seus dados de contato.
  3. Escolha o serviço. Você será automaticamente direcionado à aba “Meus Serviços”, em que é possível escolher o serviço desejado, clicando em “novo serviço”.
  4. Preencha as informações e envie imagens dos documentos necessários. Leia atentamente as instruções e preencha todos os campos com as informações solicitadas. Faça upload das imagens da documentação exigida em cada campo do formulário eletrônico. Ao utilizar seu smartphone, você poderá tirar fotos dos documentos de maneira rápida e simples.
  5. Finalize a solicitação. Após preencher todas as informações, confira os dados preenchidos e envie o requerimento para validação da equipe do Consulado-Geral do Brasil em Nova York.
  6. Aguarde a resposta. A equipe do Consulado enviará um e-mail com: A autorização para que a pessoa interessada faça o agendamento do atendimento presencial no próprio sistema E-CONSULAR; ou autorização para o envio da solicitação pelo correio; ou solicitação de correção ou complementação das informações apresentadas pelo interessado. Caso tenha recebido mensagem com solicitação de correção ou complementação a documentação enviada, faça as alterações/adições e reenvie o requerimento para validação.
  7. Validação. Se a sua documentação estiver completa, o Consulado enviará um e-mail com: link para acessar o agendamento do atendimento presencial; ou confirmação de que a solicitação poderá ser enviada pelo correio, com explicações sobre o procedimento exigido.

Divulgaçao  da Noticia – Site BrazilianTimes.com – Fonte Redação Brazilian Times –  Mensagem Não compareça ao Consulado-Geral do Brasil em Nova York ou envie seu pedido de serviço pelo correio sem antes receber o email de validação de seu requerimento no E-C – Foto Reproduçao Imagem Internet

Atenção: 

Não compareça ao Consulado-Geral do Brasil em Nova York ou envie seu pedido de serviço pelo correio sem antes receber o email de validação de seu requerimento no E-CONSULAR. Os pedidos enviados sem a validação do Consulado serão imediatamente retornados.