Panda gigante dá à luz um filhote em zoológico na Bélgica

Casal de pandas foi cedido há dois anos pelo governo chinês.
Filhote nasceu no jardim zoológico Pairi Daiza, em Brugelette.

Capturar159

 

Um filhote de urso panda gigante nasceu nesta quinta-feira (2) no zoológico belga Pairi Daiza, na região de Valônia (sul da Bélgica), um evento pouco comum em uma espécie animal que quase não se reproduz em cativeiro.

O zoo e o Centro de Pesquisa e Conservação do Panda Gigante confirmaram a notícia e divulgaram imagens do filhote com sua mãe, a ursa Hao Hao, de seis anos.

Após o nascimento deste filhote, a Bélgica se transforma no terceiro país europeu que consegue reproduzir com sucesso o urso panda gigante nos últimos 20 anos, após Áustria e Espanha.

Hao Hao e seu companheiro Xing Hui chegaram há dois anos à Bélgica, e o zoológico Pairi Daiza, um dos mais populares do país, plantou uma floresta de bambu em suas instalações para recriar seu habitat natural.

O nascimento do urso panda é “um verdadeiro milagre”, segundo o centro, que lembrou que atualmente há “menos de 2 mil pandas em liberdade”.

“É um momento mágico, que pode ser considerado como o resultado de 18 meses de um árduo trabalho”, declarou o diretor de Pairi Daiza, Eric Domb, em entrevista coletiva.

Domb precisou que o filhote é macho, peso 121 gramas e já “bebe leite materno e quando volta para casa com sua mãe, ela o pega com sua boca”.

A gestação foi feita mediante um processo de inseminação artificial com o sêmen do macho Xing Hui, no qual colaboraram especialistas chineses sob a direção do veterinário Li Desheng.

O filhote, no entanto, só permanecerá na Bélgica durante 3 ou 4 anos -até que chegue à idade adulta- e depois será transferido à China, já que é propriedade das autoridades do país asiático, informou o zoo.

O nascimento do urso panda causou um grande impacto na sociedade belga, chegando a ser o tema mais comentado do dia em Twitter.

Menos de 2 mil pandas vivem em liberdade nas províncias chinesas de Sichuan, Shaanxi e Gansu, ao oeste do país, enquanto cerca de 400 estão em cativeiro por todo o mundo.

A população de pandas selvagens cresceu 16,3% na última década e atualmente existem 67 reservas naturais para o panda na China, 27 a mais que na década passada.

No entanto, o urso panda ainda enfrenta a muitos desafios para sua conservação, entre eles a fragmentação de seu habitat fora das reservas naturais e ameaças tradicionais como a caça ilegal, segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF).