O Papa saúda os peregrinos de Lourdes pelo 3º Dia Mundial dos Pobresv

“A Igreja propõe a vocês viverem os sacramentos, são dons”, é o convite do papa Francisco na sua mensagem aos peregrinos reunidos em Lourdes por ocasião do 3º Dia Mundial dos Pobres. A peregrinação é organinzada pela associação Fratello, que promove iniciativas em favor dos mais pobres e vulneráveis

O Papa Francisco apresentou uma vídeo mensagem aos peregrinos da associação “Fratello” reunidos no Santuário de Lourdes, na França, para o Terceiro Dia Mundial dos Pobres. Fratello é uma associação formada por leigos comprometida na promoção de iniciativas em favor dos mais pobres e vulneráveis. Publicamos abaixo a mensagem integral do Santo Padre.

Texto da mensagem do Papa Francisco na íntegra:

Queridos peregrinos de Fratello:

Bem-vindos a Lourdes para este Terceiro Dia Mundial dos Pobres. É Maria quem nos acolhe aqui. Ela é a Imaculada!

Ela apareceu a Bernadete, uma pobre pastora. É uma boa notícia para todos nós que nos reconhecemos pobres e pequenos: “O que Deus escondeu aos sábios e instruídos, revelou aos pequeninos”.

Deus quer revelar a sua doce presença a cada um de nós.

Irmãos e irmãs, eu preciso de vocês, de cada um de vocês. Vocês que estão aos pés da cruz, talvez sozinhos, isolados, abandonados, sem abrigo, forçados a abandonar a sua família ou o seu país, vítimas do álcool, da prostituição, da doença. Estejam cientes de que Deus ama vocês. Deus escuta em particular a oração de vocês.

O mundo sofre e sua oração comove o Senhor.

Vocês que são pequenos, pobres, frágeis, são o tesouro da Igreja. Vocês estão no coração do Papa, no coração de Maria, no coração de Deus.

Cada vez que a sua vida foi pisoteada, maltratada, ofendida, é Jesus que foi pisoteado, maltratado, ofendido.

Hoje, o Papa quer consolar vocês, procura dar uma consolação, dizer que ama vocês e convidá-los a voltar à fonte.

1. Rezem: E por isso, recebam Maria dentro de vocês, enrolem-se n’Ela. Ela é a porta da Igreja que está bem aberta. Ela acolheu inteiramente o Espírito Santo. Ela nos dá Jesus e nos conduz a Ele. Rezem, implorem a Deus, peçam-lhe que entre na nossa vida: “Senhor, vem a amar em mim, para que eu ame contigo. Peçam a Deus que espalhe sua doce compaixão por todo o mundo.

2. Vivam os sacramentos: A Igreja propõe a vocês viverem os sacramentos; são dons.

Querem ser cristãos? Peçam o batismo.

Convido-os a descobrirem de modo especial a confissão, o sacramento do perdão, no qual Deus nos mostra a sua ternura e nos liberta.

Vivam a Eucaristia para acolher o próprio Deus no seu corpo e na sua alma. Ele dá a vocês fé e alegria.

Vivam também o sacramento da unção dos enfermos, tão precioso para aqueles de vocês que estão feridos no corpo ou na mente. Vivam a caridade: não há ninguém tão pobre que não tenha nada para dar. Peçamos ao Espírito Santo, o Espírito de Amor, que inspire em nós atos de caridade, de benevolência para com os que nos rodeiam.

O amor salva o mundo e Deus quer passar através de nós para salvar o mundo.

Finalmente, quando voltarem, não vão embora como chegaram. Retornem com a esperança, sejam testemunhas do amor de Deus ao redor de vocês.

Digam ao mundo qual é o tesouro de vocês: “Jesus”. Vão com Maria, para que ela faça de vocês apóstolos da ternura de Deus. O Papa ama vocês e confia em vocês.

Abençoo cada um de vocês, e que o Espírito Santo renove todos vocês através de seu amor! Amém.