quarta-feira, J julho, 2022
  • Quem Somos
  • Contatos
  • Webmail
Gazeta Minas
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral
No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral
No Result
View All Result
Gazeta Minas
No Result
View All Result

MPMG afirma que a empresa Vale não tem sido transparente com relação as barragens

José Ribamar por José Ribamar
26 de maio de 2019
in Manchete
0
MPMG afirma que a empresa Vale não tem sido transparente com relação as barragens
CompartilharTwittarCompartilhar

Segundo ele haver “certa promiscuidade” entre mineradora e empresa de seguranças

Antônio Sérgio Tonet, procurador geral de Justiça do Ministério Publico de Minas Gerais no exercício de sua função foi evidente em afirma que a empresa Vale não vem agindo com transparência que devia em relação aos problemas das Barragens no Estado, pois segundo sua afirmativa vem lamentavelmente omitindo as informações necessárias que na verdade deveria estar passando a população desta áreas onde a estabilidade quanto aos rejeitos nada se sabe concretamente.

Por sua vez foi enfático em criticar o posicionamento da administração da empresa Vale, que no seu entender chamou claramente de “relação de promiscuidade” que tem como relacionamento direto entre a mineradora e suas empresas contratadas em relação que se limita a atestar quanto a segurança de modo geral (estrutura).

Quanto a estar afirmativa por parte de Antônio Sérgio Tonet, as mesma ocorreram exatamente nesta sexta-feira (24) logo após a reunião como a Comissão de Meio Ambiente do Senado na sede do MPMG e parlamentares que ocorreu na cidade de Belo Horizonte, como todos sabem. .

Transcrevemos na integra o que diz o procurador geral de Justiça do Ministério Publico  “A Vale não tem sido transparente há muito tempo. Isso ocorreu em Mariana e em Brumadinho. Também há certa promiscuidade entre a Vale e as empresas que atestam a segurança das barragens”, disse Tonet assim.

Tonet, na sua fala o mesmo foi por demais contundente  em afirmar que “a falta de informação, por sua vez obriga que seja necessário recorrer a Justiça pois caso contrario fica totalmente inviabilizado o acesso a documentos que por sua vez revelam as reais condições das estruturas que a mineradora mantém em território mineiro.

Com relação a justificativa vala mais uma vez “Durante uma reunião, a informação é que está tudo seguro. No dia seguinte, ou alguns dias depois, ela (Vale) surge com a informação de que temos de desalojar as pessoas. Isso tem causado muita perplexidade”, reclamou Tonet.

Diante de tanta desinformação Segundo ele, devido ao cenário minerário atual, é necessário “desconfiar de todos os atestados de segurança” de barragens emitidos por mineradoras no país.

Diante do risco iminente de ruptura da barragem Sul Superior, da mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central de Minas, o MPMG vai acionar a Justiça para que por sua vez a empresa Vale contrate de imediato uma assessoria jurídica totalmente independente para que por sua vez todas as possíveis vítimas que queiram mover ações de indenização na cidade, pois diante da logica jurídica, independente que a estrutura por acaso não venha a desabar, segundo entendimento do Ministério Publico: “O dano já foi causado”, loca cabe perfeitamente a reparação.

Quanto aos Bloqueios

Por deferimento de Ação Cautelar, movida cabalmente  pelo  MPMG, já  bloqueou R$ 3 bilhões das contas da Vale, logo temos que o recurso para pagamento de indenizações a quem reside nas áreas de risco em caso de ruptura da barragem em Barão de Cocais foi garantido judicialmente agora em março deste ano.

Com relação a expansão desta medida judicial que beneficia ate agora somente Barão de Cocais, todavia este  órgão esta estudando por sua vez  estender este pedido de indenização para quem vive na área de risco tanto das cidade de Santa Bárbara, como também de São Gonçalo do Rio Abaixo.

Senadores aprovam Defesa Civil

Como estava previsto os Parlamentares da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, por sua vez sobrevoaram nessa sexta-feira (24) a Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, na região Central. Comentou o, o senador Carlos Viana (PSD) após a visita dizendo explicitamente ao que estava ali presente que por sua vez tomou total conhecimento do trabalho da Defesa Civil na cidade e que “o risco de mortes é mínimo”, como entendeu..

Concluindo o  presidente da comissão, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), em sua fala afirmou diretamente que o fato de as autoridades estarem preparadas para proteger a população em caso de colapso da estrutura não torna o problema menor. Concluindo disse “Isso não exime a responsabilidade civil, administrativa e penal de quem quer que seja parte decisiva nesse processo. Não só a empresa como a Vale, mas também o poder público” de uma forma geral, e foi assim que o mesmo enfatizou.

COMO DE COMUM

Procurada pelos meios de comunicação como normal para que lhe desse o direito de defesa, quanto as alegações feitas pelo Procurador do Ministério Publico, a empresa Vale, como de costume preferiu o silencio, todavia o canal esta aberto para relatar o que assim entender

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECENTES

Marinha anuncia criação de lancha não tripulada para monitoramento

Marinha anuncia criação de lancha não tripulada para monitoramento

Em guerra, Rússia promete manter comércio de fertilizantes com Brasil

Em guerra, Rússia promete manter comércio de fertilizantes com Brasil

Petrobras reinicia processo de venda de três refinarias

Petrobras reinicia processo de venda de três refinarias

Preconceito afeta produção de dados sobre LGBTI+

Preconceito afeta produção de dados sobre LGBTI+

Internet Word Multimidia LTDA

Agência de Notícias

CNPJ: 34.732.598/0001-26
Av. Sete Lagoas 226 – Santa Rita
CEP 35040-490
Governador Valadares – MG

Contatos

Telefone: 33 99818-0018
E-mail: gazetaminasnews@gmail.com
MTE: MG-17927

gazetaminas.com
Site de Notícias

 

  • Quem Somos
  • Contatos
  • Webmail

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas