A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, nesta quinta-feira (29), a solenidade de entrega da Medalha de Distinção Policial Civil, no Teatro Zélia Olguin, em Ipatinga. A homenagem tem por objetivo reconhecer policiais civis, empresários e outras autoridades pelos serviços prestados, que contribuem para a Polícia Judiciária no Vale do Aço.
O Chefe da PCMG, Delegado-Geral Wagner Pinto de Souza, participou da solenidade e destacou a importância da medalha. ¿Este evento é a valorização dos profissionais da área de Segurança Pública e também o reconhecimento dos demais atores e instituições que contribuem para o nosso trabalho no dia a dia¿, ressaltou.
O Chefe do 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga, Delegado-Geral Gilberto Simão de Melo, também ressaltou a importância da homenagem na valorização dos agraciados. Para Melo, é gratificante ¿saber que a Polícia Civil tem uma ferramenta capaz de provar e demonstrar de fato o nosso carinho, o nosso apreço por aquelas pessoas que, de fato, fizeram e fazem alguma coisa pela instituição, como também os policiais civis que se destacaram e se destacam no exercício de suas atividades¿.
Criminalidade em queda
A redução nos índices de criminalidade no estado foi destaque no evento, visto que o trabalho dos homenageados contribui para esse resultado. A Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária (SIPJ) da PCMG, Delegada-Geral Ana Cláudia Oliveira Perry, observou que ¿houve redução de 22,5% de roubo consumado na área deste departamento no comparativo entre julho de 2018 e julho de 2019. Esse dado ilustra o comprometimento e a dedicação de cada um dos operadores de Segurança Pública em benefício da população do Vale do Aço mineiro¿, destacou.
O Chefe da PCMG também ressaltou o resultado do esforço desses homenageados na redução da criminalidade violenta no estado. ¿O trabalho investigativo tem por objetivo a redução da criminalidade violenta e aumentar a sensação de segurança. Nesse contexto, este ano, nós temos uma redução considerável dos crimes violentos, principalmente os homicídios consumados e os crimes de natureza patrimonial, principalmente os roubos¿, destacou.
Estão subordinadas ao 12º Departamento de Polícia Civil em Ipatinga as Delegacias Regionais de Ipatinga, Caratinga, Itabira, João Monlevade, Ponte Nova e Manhuaçu, totalizando o atendimento a aproximadamente um milhão e 500 mil de pessoas.
Confira abaixo a lista dos agraciados:
Adline Ribeiro de Mello Rodrigues, Delegada de Polícia em Manhuaçu;
Alexandre de Almeida Rocha, Juiz de Direito da Comarca de Manhuaçu;
Ana Claudia Oliveira Perry, Superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil de Minas Gerais;
Antônio Augusto Calaes de Oliveira, Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal de Ipatinga;
Bruno Schiavo Cruz, Promotor de Justiça;
Carlos Henrique de Rezende, empresário;
Carmelita de Freitas Drumond Mendes, membra do Conselho de Segurança Pública de Ipatinga;
Camila Batista Alves, Delegada de Polícia em João Monlevade;
Cleber de Souza Gomides, Delegado de Polícia em Ponte Nova;
Clemilson Cleber Calais Costa, Escrivão de Polícia em Caratinga;
Elmiro Soares da Costa, empresário;
Eloisio Duarte Gomes, Escrivão de Polícia em Itabira;
Flávio Ferrer Fernandes, membro do Conselho de Segurança Pública de Ipatinga;
Gilmaro Alves Ferreira, Delegado de Polícia em Ipatinga;
Helton Cota Lopes, Delegado Titular da 3ª Delegacia Regional em Itabira;
Ivan Lopes Sales, Delegado Titular da 2ª Delegacia Regional em Caratinga;
José de Sousa Carvalho, presidente do Clube Náutico Alvorada;
Leoncio Guimarães Filho, empresário;
Marcelo Costa Lage Azevedo Machado, Escrivão de Polícia;
Márcio Siman Pinto, empresário;
Priscilla Franco Matsuda, Investigadora de Polícia;
Wagner Pinto de Souza, Chefe da PCMG.
Divulgação da Noticia – Fonte ASCON PCMG – Foto Reproduçao Imagem Internnet ASCON PCMG