Legisladores aprovam projeto para carteira de motorista de indocumentados em New Jersey

Os legisladores de New Jersey aprovaram uma legislação, nesta segunda-feira (16) para permitir que imigrantes indocumentados tenham direito de obter carteiras de motorista.

Os Deputados e Senadores, liderados por democratas, aprovaram a medida depois que os parlamentares adiaram o projeto até a eleição do mês passado. O governador, também democrata, Phil Murphy, disse que apoia o projeto.

Treze estados, incluindo Delaware e New York, e o Distrito de Columbia permitem que imigrantes sem status legal obtenham carteiras de motorista, de acordo com a Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais.

Um estudo realizado em 2018 pela New Jersey Policy Perspective, estimou que cerca de 500.000 residentes sem documentação têm idade para dirigir em New Jersey.

A legislação estabelece um sistema de carteira de motorista em dois níveis. Uma licença estaria em conformidade com os requisitos federais de ID REAL, que incluem prova de residência legal. Outra licença permitiria que pessoas sem status legal obtenham uma licença.

A aprovação do projeto foi bastante aplaudida pelos membros dos grupos de direitos dos imigrantes, que se alinhavam nos corredores da Statehouse.

Um dos argumentos utilizados foi o de que a medida pode aumentar a segurança nas estradas, porque muitos imigrantes sem documentação são obrigados a dirigir sem licenças e seguros, para ir ao trabalho, escolas e hospitais. Os apoiadores também argumentam que a obtenção de uma licença ajudaria as pessoas a trabalhar e prover seus entes queridos.

Entre os apoiadores está a comissária do Departamento de Trânsito, Sue Fulton, que citou um estudo que indica que motoristas sem licença têm mais probabilidade de fugir do local de um acidente do que aqueles com carteira de habilitação.

O Governador manifestou apoio e disse que vai sancionar a lei assim que ela chegar ao seu gabinete.

Divulgação da Noticia – Site BrazilianTimes.com – Fonte: Redação Brazilian Time -Mensagem Ativistas lutaram muito pelo projeto – Foto Reprodução Imagem Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECENTES