Lançado com 12 clipes, novo disco de Beyoncé foca feminismo e sampleia Led

beyonce_lemonade_by_mycierobert-da09qgnChegou ao fim o mistério em torno do novo álbum de Beyoncé. A cantora lançou na noite de sábado (23) seu sexto CD de estúdio, “Lemonade”. O disco está disponível para streaming e download para usuários do serviço Tidal, de seu marido Jay Z.

O álbum reúne 12 faixas e as participações de músicos como The Weeknd,Kendrick Lamar, James Blake e Jack White.

No Tidal, a descrição diz que o álbum é um “projeto conceitual baseado na jornada de autoconhecimento e cura de todas as mulheres”.

O lançamento foi feito com um especial de TV para o canal HBO, onde foi exibida uma sequência de 12 clipes com temática focada no poder da mulher e no preconceito racial. Dias antes do lançamento, foram publicados teasers nas redes sociais da cantora sugerindo um documentário. Este é o segundo “álbum-visual” consecutivo de Beyoncé. O anterior, que leva apenas o nome da cantora, foi lançado em 2013.

Gravado entre 2014 e 2016, o álbum é baseado, segundo o Tidal, “na jornada de auto conhecimento e cura de toda mulher”.

O título, “Lemonade” (limonada, em português) foi inspirado na avó de Beyoncé, Agnéz Deréon, e também na avó de Jay Z, Hattie White. No fim da faixa “Freedom”, é possível ouvir a voz de Hattie discursando em seu aniversário de 90 anos, completados em 2015.

“Eu tive meus altos e baixos, mas eu sempre achei a força interior para me puxarpara cima. Eu estava servida de limões, mas eu fiz uma limonada”, diz o trecho.

Entre os samplers usados no disco há trechos de músicas de Led Zeppelin (“When the Levee Breaks”, em “Don’t Hurt Yourself”), Isaac Hayes (“Walk On By”, originalmente composta por Burt Bacharach, usada em “6 Inch”), King Crimson (“The Court of the Crimson King”, em “Lemonade”) e Animal Collective (“My Girls”, também utilizada em “6 Inch”).

A sonoridade do disco passeia pelo R&B moderno e rap, que são marcas de Beyoncé, mas agora com influências mais fortes de rock e jazz. Uma sonoridade que serve de fundo para o discurso político da cantora, que nunca abraçou tão forte o feminismo e luta pelo direito das minorias.

Veja abaixo as faixas que compõem “Lemonade”:

1. “Pray You Catch Me”
2. “Hold Up”
3. “Don’t Hurt Yourself” com Jack White
4. “Sorry”
5. “6 Inch” com The Weeknd
6. “Daddy Lessons”
7. “Love Drought”
8. “Sandcastles”
9. “Forward” com James Blake
10. “Freedom” com Kendrick Lamar
11. “All Night”
12. “Formation¨