Juiz eleitoral orienta valadarenses sobre o cadastramento biométrico

Prazo para cadastramento em Valadares termina em fevereiro de 2020. É importante os eleitores não deixarem para última hora

Nas eleições de 2020, o cadastramento biométrico será obrigatório no município de Governador Valadares e o prazo para o cadastramento dos eleitores que ainda não possuem a biometria é até fevereiro do ano que vem. Para orientar a população sobre o processo de cadastramento, foi realizada na noite desta quarta-feira (22) uma reunião na Prefeitura de Valadares, com a participação do Diretor do Foro Eleitoral, o Juiz Anacleto Falci. O encontro teve a presença de representantes de associações de bairros e diversas lideranças da cidade, que foram orientadas sobre o assunto. Também participaram o prefeito André Merlo, o presidente da Câmara de Vereadores, Júlio Avelar, secretários municipais, vereadores e autoridades.

Em Valadares, desde outubro de 2015 está acontecendo esse cadastramento e dos 204 mil eleitores, apenas 43% realizaram a biometria. De acordo com o magistrado, o prazo para o cadastramento em Valadares termina em fevereiro de 2020 e o importante é que os eleitores não deixem para a última hora. “O motivo dessa reunião é pedir aos senhores que se tornem multiplicadores do que for dito aqui. Precisamos da ajuda de vocês para que consigamos cadastrar o maior número de eleitores na biometria. Infelizmente a Justiça Eleitoral não consegue estar presente através de postos móveis para realizar esse trabalho, principalmente para quem tem mais dificuldade em comparecer ao cartório. Por isso, contamos com vocês nesse trabalho, divulgando para a comunidade a importância da biometria”, esclarece Anacleto Falsi.

O prefeito André Merlo, lembrou que o cadastramento é obrigatório para os eleitores de Valadares e quem não fizer, terá o seu título cancelado. “Essa reunião é muito importante. Precisamos conscientizar os eleitores de que perder o título acarreta em outros documentos cancelados também como o caso do CPF, passaporte e tantos outros. Sem CPF, por exemplo, nós sabemos o tanto de transtornos que enfrentamos. São muitos eleitores ainda que não procuraram o cartório para ficar em dia. O prazo está acabando e quem não foi ainda, não deixe para a última hora. O cartório eleitoral está com uma estrutura preparada para atender a todos”, lembra o Prefeito.

Cadastramento Biométrico garante mais segurança

O Programa de Identificação Biométrica da Justiça Eleitoral tem por objetivo cadastrar os dados como impressões digitais, fotografia e assinatura de todo o eleitorado de Valadares e região para garantir que o eleitor seja único no cadastro eleitoral. Dessa forma, uma pessoa não poderá tentar se passar por outra ao se apresentar para o exercício do voto. Para se ter uma ideia do grau de segurança alcançado com a identificação biométrica, basta lembrar que uma única digital só pode ser utilizada para reconhecer uma única pessoa. Por isso, ao excluir a possibilidade de um cidadão votar no lugar de outro, torna-se inviável a fraude no procedimento de votação.

Como fazer o recadastramento?

Faça logo a sua biometria para poder votar nas próximas eleições! Não deixe seu título ser cancelado! Os agendamentos devem ser feitos no site www.tre.mg.jus.br ou pelo Disque Eleitor 148.

Documentos necessários

  • Documento oficial de identificação (Carteira de identidade, Carteira de Trabalho, Habilitação, Carteiras profissionais);
  • Comprovante de endereço (Conta de água, luz, telefone, etc), preferencialmente em nome do eleitor, emitido nos três meses anteriores à data de comparecimento.
  • Comprovante de quitação com o serviço militar (para os eleitores do sexo masculino, maiores de 18 até 45 anos, que forem fazer o título pela primeira vez).

Divulgação da Noticia – Fonte Secretaria de Comunicação e Mobilização Social GV – Foto Reprodução Imagem Internet GV