Jogos Universitários Mineiros movimentaram Valadares no feriadão

A disputa começou nesta quarta-feira (17) vai até domingo (21) com a participação de jovens de 14 faculdades disputando quatro modalidades

Valadares está ainda mais jovem e divertida neste feriadão. Isso porque recebeu, nesta quarta-feira (17), 1.500 jovens de 14 instituições de ensino superior para a 81ª Etapa dos Jogos Universitários Mineiros (JUMs). A abertura oficial foi feita na Praça dos Pioneiros às 19 horas, com a presença das delegações, autoridades e outros estudantes da cidade, que mesmo fora das competições, foram para a Praça assistir ao acendimento da Pira Olímpica e as performances da equipe de Cheerleaders unificada da UFJF-GV e GV Hell Cheers. Os jogos vão até domingo (21).

O JUMs é realizado pela Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME) com o apoio da Prefeitura e da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Estão sendo realizados jogos de basquete, vôlei, futsal e handebol (confira tabela em anexo) nas quadras do IFMG, Filadélfia, Nelson de Sena e Praça de Esportes.

Confira também:  Valadares Universitária : começam os Jogos Universitários Mineiros

“Queremos tornar Valadares conhecida não só em Minas como no Brasil como a cidade dos jogos universitários. Já tivemos Jogos JurídicosEngenharíadas, duas edições da Copa das Atléticas dos Vales e não estamos medindo esforços para incentivar todos os tipos de esportes, trazer mais competições para nossa cidade. Isso pela importância do esporte para a saúde, para a formação dos nossos jovens e também por ajudar a movimentar a economia da cidade”, disse o prefeito André Merlo, antes de declarar que os jogos estavam abertos oficialmente.

O secretário de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude (SMCEL), Carlos Teixeira, enumerou as competições esportivas já realizadas neste ano em Valadares. “Já tivemos três competições de voo livre e nos próximos meses teremos, entre outros eventos, o campeonato de mountain bike e de downhill. Nossa rede hoteleira e nossas escolas estão prontas para receber os atletas.  Valadares é uma cidade muito acolhedora. Gostaria que vocês aproveitassem bem e levassem um pouco daqui para a cidade de vocês”.

A reitora da Univale, Lissandra Lopes Coelho Rocha, falou sobre   projetos de apoio ao esporte e da importante parceria com a Prefeitura. “Temos a ‘Escola de Esportes’ ligada ao curso de Educação Física que é realizado com estudantes de baixa renda dos bairros vizinhos à faculdade e o projeto ‘Menina com Brilhos nos Olhos’ (equipe de futsal) em parceria com a Prefeitura e o Filadélfia que nos últimos 20 anos conquistou muitos títulos em níveis nacional e internacional. Quarenta meninas desse projeto já concluíram a graduação e nove estão fazendo o curso atualmente na Univale que se sente orgulhosa de ter aberto o caminho para essa efervescência universitária em Valadares”.

O presidente da FUME, Wellington Ferreira de Oliveira, agradeceu ao prefeito André Merlo por ter abraçado o JUMs e homenageou o secretário Carlinhos Teixeira. “Sem o apoio municipal não seria possível realizar a competição. Garanto que os jogos desse ano serão ainda melhores do que os do ano passado. Pena que só oito escolas se classificarão para representar nosso estado nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) em Salvador em setembro deste ano”, explicou. De lá, os campeões brasileiros vão representar o Brasil nos jogos que acontecerão em Nápolis, na Itália.

Também participaram da cerimônia de abertura a primeira-dama Andreia Merlo; o presidente da Fundação Percival Farquhar Rômulo César Leite Coelho; o secretário de Educação José Geraldo Lemos Prata e o presidente da Câmara Júlio Avelar.

Remarcação de Jogos

Devido a imprevistos, as delegações das universidades federais de Lavras (UFLA) e de Uberlândia (UFU) chegaram atrasadas e os jogos aconteceram no horário da cerimônia de abertura, fazendo com que não estivessem presentes.

Um dos jogos remarcados foi o de vôlei feminino entre UFMG e UFU. A UFMG venceu por três sets a zero com parciais de: 25×23,25×22 e 25×15. O estudante do IF Barbacena Farley Ramos elogiou a partida. “O jogo foi bom. Bem consistente, as equipes com bastante qualidade técnica. Mostraram que tem potencial para serem as favoritas ao título”. Logo em seguida, foi a vez do time masculino de vôlei do IF Barbacena, do qual Farley faz parte, encarar e vencer a UFU. O IF Barbacena venceu por três sets a um com parciais de: 19×25,27×25,19×25,22×25.

Confira os resultados da rodada de jogos de ontem (17) E PRÓXIMOS JOGOS na tabela clicando aqui.

Divulgação da Noticia – Secretaria de Comunicação e Mobilização Social – Foto Leonardo Morais PMGV