O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) divulgou seu relatório anual na quarta-feira, dia 18, mostrando um ligeiro declínio nas prisões e cerca de 10.000 deportações a mais do ano fiscal anterior. A agência realizou 267.258 remoções (no ano anterior este número foi de 256.058).
De acordo com o relatório, quase todos (91%) os deportados tinham condenações criminais ou acusações pendentes no momento de suas prisões.
Apesar das deportações terem aumentado, as prisões, no entanto, caíram de 159.000 para 143.000.
O relatório afirmou ainda que no ano fiscal de 2019, os imigrantes eram acusados de vários crimes violentos que incluíam homicídio (1.900), sequestro (1.800), crimes sexuais (12.000) e agressão (45.000). A grande maioria das prisões – 86% – envolvia acusações ou condenações criminais pendentes.
O relatório é divulgado quando a agência repudiou as críticas por lidar com a atual crise imigratória, à qual o presidente Trump respondeu, restringindo a entrada de turistas e pedindo deportações adicionais
“Não há dúvida de que a crise nas fronteiras, juntamente com a falta de vontade de algumas jurisdições locais que optam por colocar a política acima da segurança pública, tornou mais difícil para o ICE realizar sua missão”, disse Matthew Albence, diretor interino da agência de imigração.
Ele também destacou que a queda nas prisões se deve ao fato de que a agência encontrou desafios nas jurisdições chamadas de santuários que se recusam a atender seus pedidos de detenção de imigrantes suspeitos de crimes. “Não importa onde você mora nos EUA, sua segurança foi afetada por imigrantes criminosos que vieram para este país ilegalmente e agora vivem em seus bairros”, acrescentou Albence.
“Apesar de nossos desafios significativos, e como evidenciado pelo tremendo trabalho dos homens e mulheres profissionais da nossa agência, continuamos comprometidos em remover criminosos perigosos e reincidentes de nossas comunidades e restaurar a integridade do sistema de imigração do país”, finalizou.
Divulgação da Noticia – Site BrazilianTimes.com – Fonte: Redação Brazilian Times – Mensagem Agentes do ICE criticam cidades santuários. – Foto Reprodução Imagem Internet