domingo, J março, 2023
  • Quem Somos
  • Contatos
  • Webmail
Gazeta Minas
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral
No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral
No Result
View All Result
Gazeta Minas
No Result
View All Result

Governo Mineiro discute, em Brasília, projetos de apoio a agricultores

José Ribamar por José Ribamar
10 de maio de 2019
in Últimas
0
Governo Mineiro discute, em Brasília, projetos de apoio a agricultores
CompartilharTwittarCompartilhar

Secretária de Agricultura, Ana Valentini, e diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, apresentaram programas de assistência técnica e extensão rural

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Valentini, e o diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Gustavo Laterza, estiveram em Brasília, onde cumpriram extensa agenda com assuntos pertinentes à pasta.

Em um dos encontros, a comitiva mineira apresentou ao novo presidente da Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater), Ademar Silva Júnior, uma série de projetos da assistência técnica e extensão rural (Ater) no estado mineiro, buscando apoio da agência. Também participaram da reunião o diretor técnico da Emater-MG, Feliciano Nogueira de Oliveira e o deputado estadual Antônio Carlos Arantes.

Durante o encontro, a secretária Ana Valentini apresentou ao dirigente da Anater as propostas elaborados pela Emater-MG. “A empresa é bem estruturada, tem mais de 70 anos. Possui um quadro com mais de dois mil funcionários e tem desenvolvido um importante trabalho no estado, agregando valor e promovendo melhoria de renda para os pequenos produtores. Mas precisamos de apoio, de recursos, por isso trouxemos vários projetos e esperamos contar com a parceria da Anater”, explicou.

Os projetos mineiros de Ater contemplam a agricultura familiar em diferentes áreas, como apicultura, cultura de mandioca, produção de queijos, certificação de produtos da agroindústria familiar e recuperação de bacias hidrográficas, entre outros. “A Emater possui estrutura para executar esses projetos, por isso vimos buscar o apoio da Anater. Acreditamos que é desenvolvendo o pequeno produtor, dando a ele condições para que fique no campo, para produzir, ter independência financeira e uma renda digna, é que vamos desenvolver o país como um todo”, argumentou a secretária.

Já o diretor-presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza, reforçou a importância das parcerias entre os entes da federação, para potencializar as ações de assistência técnica e extensão rural, consideradas essenciais ao desenvolvimento sustentável do campo. “Estudos mostram que as propriedades rurais com acesso a Ater têm produtividade até quatro vezes maior, do que as que não têm. Isso significa mais renda para o produtor e desenvolvimento econômico para o estado”, justificou.

O presidente da Anater Ademar Silva assegurou que “os projetos apresentados pela secretária serão analisados com carinho e atenção”. Ele explicou que, neste primeiro momento, está analisando os projetos já em execução pela Anater e identificando as demandas e propostas de novos trabalhos. O objetivo é desenhar um planejamento que assegure a continuidade e a ampliação da assistência técnica em todas as regiões do país.

Parcerias

De acordo com a Anater , projetos da agência já estão beneficiando mais de 11,5 mil agricultores familiares e 113 empreendimentos da agricultura familiar, entre cooperativas e associações. “Minas Gerais possui uma expressiva atividade agropecuária e a parceria com a Anater tem possibilitado alcançar um público diversificado, integrando agricultores de diferentes áreas produtivas, por meio dos projetos viabilizados pelo governo federal”, salientou o presidente Ademar Silva Júnior.

O Projeto Piloto, a primeira parceria da Anater com a Emater-MG, está beneficiando 2 mil agricultores familiares em 100 municípios mineiros, nas regiões do Vale do Jequitinhonha, Leste e Central. Outro projeto nesta mesma linha é o da Anater Jaíba/Gurutuba, que prevê a oferta de Ater para 800 agricultores familiares. Tem ainda projeto com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural que prevê o atendimento a 1 mil produtores familiares de leite, nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

O Projeto Dom Helder é outra parceria da Anater com a Emater-MG e oferece Ater a 1.795 agricultores do Semiárido Mineiro, incluídos nos critérios do cadastro único, com renda per capita mensal que não ultrapasse aos R$ 89 para cada família.

Além da assistência técnica direta aos agricultores, a Emater-MG ttem parceria com a Anater para oferta de qualificação gerencial aos empreendimentos da agricultura familiar, por meio do programa Ater Mais Gestão. O objetivo é torná-los mais eficientes para participar dos mercados disponíveis, especialmente o institucional.

A comitiva do governo mineiro também aproveitou a viagem a Brasília para outros encontros. Propostas de parceria para o desenvolvimento do setor agropecuário, de pesquisa e inspeção sanitária foram levadas ao ministro em exercício Marcos Montes, no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Divulgação da Noticia – Site Agencia Minas – Foto Emater/Divulgação

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

RECENTES

Com aumento das chuvas, usinas hidrelétricas abrem as comportas

Com aumento das chuvas, usinas hidrelétricas abrem as comportas

Entenda a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo

Entenda a nova lei que equipara a injúria racial ao racismo

Polícia Civil prende fornecedor de armas que abastece facção criminosa

Polícia Civil prende fornecedor de armas que abastece facção criminosa

Minas Gerais registra 220 cidades em situação de emergência

Minas Gerais registra 220 cidades em situação de emergência

Internet Word Multimidia LTDA

Agência de Notícias

CNPJ: 34.732.598/0001-26
Av. Sete Lagoas 226 – Santa Rita
CEP 35040-490
Governador Valadares – MG

Contatos

Telefone: 33 99818-0018
E-mail: gazetaminasnews@gmail.com
MTE: MG-17927

gazetaminas.com
Site de Notícias

 

  • Quem Somos
  • Contatos
  • Webmail

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas

No Result
View All Result
  • Home
  • Brasil
  • Caleidoscópio
  • Mundo
  • Polícia
  • Política
  • Religião
  • Saúde
  • Gastronomia
  • Visão Geral

© 2021 - Desenvolvido por Webmundo Soluções Interativas