Governo do Rio inaugura hospital para tratar pacientes com covid-19

Inauguração ocorreu com um ano de atraso

O governo do Rio inaugurou, neste, sábado (3), o Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz (HERC), em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. São 60 leitos de UTI e 90 de enfermaria, direcionado, neste momento, ao atendimento a pacientes com covid-19.

O hospital foi prometido para março de 2020, no início da pandemia, e teve sua inauguração adiada três vezes.

O hospital funcionará, inicialmente, para o tratamento exclusivo de pacientes com covid-19 e não terá atendimento de emergência.

Com capacidade para atendimentos de média e alta complexidades, a unidade tem três módulos ambulatoriais e um administrativo, permitindo abertura de até 300 leitos. Conta com refeitório, laboratório de análises clínicas, centro de imagem, necrotério, estação de tratamento de esgoto, central de gases medicinais e subestação de energia.

Ao todo, serão cerca de 500 profissionais trabalhando na nova unidade da rede estadual, entre médicos, enfermeiros, maqueiros, administrativos e auxiliares, entre outros.

“Esse hospital é de extrema importância. Agora vai atender covid, mas, no futuro, tratará outras patologias, desafogando o fluxo de pacientes na Baixada Fluminense. Não podíamos abrir um hospital de forma açodada, porque temos compromisso com a transparência e o bem-estar da população”, destacou o secretário estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves.

Divulgação da Noticia – Site AgenciaBrasil.EBC.com.br Edição: Kelly Oliveira – Vladimir Platonow – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro – Foto Reprodução Imagem Internet – Eliane Carvalho – PMRJ